Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Sandoval Cardoso e a primeira dama, Marcela Cardoso, participaram da XXVI Cavalgada que faz parte da programação da 46ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara), promovida pelo Sindicato Rural da cidade.  Cerca de cinco mil cavaleiros e amazonas participaram da cavalgada que percorreu quase seis quilômetros.  As ruas e avenidas foram tomadas por milhares de pessoas, a estimativa da Polícia Militar é que cerca de 50 mil pessoas acompanharam o evento.

Segundo o diretor do Sindicato Rural, Marcos Militão Rezende, a cavalgada de Araguaína é considerada a maior do mundo. “Essa cavalgada é esperada o ano todo pelo povo de Araguaína, não somente pelo trabalhador ou empresário do meio rural. É uma festa que reúne essa quantidade de gente e encanta levando o nome do Tocantins para toda parte do mundo”, ressaltou. Após o percurso, os cavaleiros seguiram para o Parque de Exposições Dair José Lourenço.

“Nós temos que valorizar nossas manifestações populares. O povo de Araguaína está de parabéns, o Sindicato Rural também, pela realização desta grande festa e nós não poderíamos deixar de participar e comemorar essa alegria junto com todos”, disse o governador Sandoval Cardoso, que tem dedicado parte da agenda para prestigiar as cavalgadas, tradicionais no Tocantins neste período do ano.

Premiação

De acordo com informações divulgadas pelo Sindicato Rural, durante o percurso foram  julgados os quesitos: comitiva uniforme, comitiva mais organizada, comitiva com tropa mais padronizada, peão mais caracterizado em muar, peão mais caracterizado em equino, amazona mais caracterizada, cavaleiro mirim, cavaleiro idoso, amazona idosa, berranteiro padrão, peão mais caracterizado em boi, entre outros. A premiação será feita somente por troféus e acontecerá no próximo dia 10, às 19h, na arena. (Assegov)