Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Ao lado do empresário e desportista Osvaldo Durães o ídolo do futebol brasileiro, Zico, desembarcou pela primeira vez em Palmas nesta segunda-feira, 9. Mesmo com o atraso do voo, Zico e Durães foram recepcionados no aeroporto por várias crianças e cumpriram a agenda prevista.

Após receber as boas vindas do governador do Estado, Sandoval Cardoso, ele foi para a Associação Tocantinense de Municípios- ATM, onde centenas de crianças de projetos sociais de Palmas e mais dez municípios receberam o ídolo. Durante todo o evento várias crianças e fãs ovacionaram o craque que retribuiu  com autógrafos e fotos. A cerimônia foi aberta pelo cantor Genésio Tocantins que mostrou um pouco da riqueza cultural do Estado através da música regional.

Representando os projetos sociais esportivos presentes a líder da comunidade quilombola Barra da Aroeira, Dona Isabel falou de como funciona o projeto “Quilombola Bom de Bola e Bom na Escola” desenvolvido por Durães em parceria com a comunidade. “ Hoje é um día de glória e benção para nossa comunidade porque estamos tendo o privilégio de te conhecer Zico e mais ainda de mostrar que temos meninos e meninas sonhadoras que se espelham em você. Obrigada Osvaldo por nos propiciar esse momento. Obrigada por olhar o esporte de maneira tão diferente”, agradeceu. Mais de 100 crianças passa

Zico foi ovacionado em todos os momentos pelas crianças que queriam chegar perto do ídolo e deixou uma mensagem de incentivo. “ O esporte pode muito e vocês estão de parabéns por se dedicarem”, disse o ídolo ás crianças presentes. Ele falou ainda que ficou feliz em ver tantas crianças juntas e que ali estava o futuro do País.

O ídolo comentou também que está confiante no Brasil na Copa. “A seleção está bem e acredito que chegará lá com certeza”, comentou.

Durães que trouxe o ídolo comemorou a festa do esporte realizada na ATM. “As crianças foram as dona da festa, mesmo com o atraso cumprimos a função do evento que era propiciar esse contato. O estado é carente da presença desse ídolos, estou feliz com a calorosa recepção e  expectativa das crianças. Com certeza as lembranças e experiências que elas viveram hoje não serão apagadas por causa do atraso do evento. A festa do esporte é assim: espontânea”, comemorou.

Homenagens                                                                  

Durante a cerimônia vários gestores  e empresas receberam homenagens pelo apoio que dão para o esporte tocantinense. A empresa Durax, Lavajato Fragata, Casa São Paulo dentre outras receberam o certificado “Empresa desportista” pelas ações que desenvolvem na área. Prefeitos como Ivan Vaz, de Augustinópolis, Isabela de Araguacema, Magda Borba de Miracema do Tocantins dentre outros receberam o certificado “Prefeito Desportista” pelo destaque na área e por investirem e acreditarem no Esporte.

Um dos homenageados, Henrique Lázaro do Lavajato Fragata agradeceu a homenagem. “Um reconhecimento para nós que desbravamos e ajudamos o esporte no Tocantins”, frisou.

Repercussão

Os líderes de projetos sociais e esportivos ficaram satisfeitos com o contato com o ídolo. “Para nós do Taquari foi uma emoção muito grande, estar perto dele e ouvir sua mensagem é algo que agrega muito para as crianças”, disse o presidente da Escolinha do Taquari, João Paulo. De Paranã, de onde vieram 120 crianças, o Padre Márcio responsável pelo maior projeto esportivo da cidade disse que o esforço da viagem foi compensado. “As crianças ficaram satisfeitas pelo contato”, comentou.

De Palmas, Zico seguiu para Araguaína com Durães.