Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Magno Martins Pires, e representantes das principais indústrias do Estado se encontram nesta terça-feira, 10, para mais uma reunião preparatória de criação do Departamento de Agroindústria (Deagri). O evento será as 14h na sala de reuniões da Fieto em Palmas.

O primeiro encontro, realizado no dia 15 de maio, contou com a participação de vários representantes do setor industrial. A iniciativa sugere que o Deagri seja um instrumento de influência junto às instâncias públicas e privadas para favorecer a criação de um ambiente regulatório e fiscal que possibilite a transformação do que é produzido pela agropecuária em produtos manufaturados com maior valor agregado.

Para que o Tocantins tenha um modelo ideal de desenvolvimento por meio da indústria é necessário superar diversas questões como: deficiência na logística, mão de obra sem qualificação, carência de infraestrutura e excesso de burocracia.

O empresário Carlos Wagno Milhomem, presidente do Sindicato das Indústrias dos Produtos Minerais não Metálicos do Estado do Tocantins (SIPMME/TO), o chefe de gabinete da presidência da Fieto, José Roberto Fernandes e o gerente da área de Fomento e Novos Negócios da empresa Valor da Logística Integrada (VLI/Vale), Eduardo Calleia, estão à frente do planejamento do Deagri.

O novo departamento será composto pelas próprias indústrias que compõem o agronegócio no Tocantins. O lançamento oficial está previsto para o mês de agosto. (Ascom Fieto)