Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Se tem festa, tem que ter camisinha”.Esse é o tema que vai ser trabalhado durante os eventos da Copa do Mundo. A campanha é proposta pelo Ministério da Saúde e está sendo aplicada em Gurupi pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids.

Antes de todos os jogos da copa vão acontecer blitz, entregas de materiais informativos e também de preservativos nas ruas da cidade. A equipe também realizará a entrega desses materiais nos locais de grandes aglomerações durante as partidas de futebol.

Para a realização do programa de conscientização, a equipe de saúde conta com o apoio do Hemonúcleo, do Corpo de Bombeiros e do Detran.

De acordo com Nélida Lima, coordenadora do Programa Municipal de DST/ Aids em Gurupi, o objetivo dessa ação é estimular a prevenção, tornando camisinhas cada vez mais acessíveis ao publico. “A conscientização ainda precisa ser trabalhada”, afirmou Nélida.

Hoje são atendidos em Gurupi por mês, pelo menos cinco pacientes novos soropositivos. Os acompanhamentos são feitos em cerca de 150 pessoas já diagnosticadas com a doença.

Segundo Nélida, é importante lembrar que a Aids é apenas uma das inúmeras doenças trazidas pela falta de prevenção. (Secom Gurupi)