Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Nos dias 11 e 12 de julho, o jornalista e pesquisador Kil Abreu (SP) estará em Palmas para ministrar a oficina gratuita Crítica Teatral em Processo, no auditório da Sede Administrativa do Sesc / Fecomércio. As inscrições encerram dia 1º de julho e devem ser feitas pela internet. As vagas são limitadas.

A função social, os modos, as questões e os impasses da crítica teatral são os assuntos a serem abordados durante a oficina. Além disso, estarão em pauta alguns temas referentes aos métodos de análise do espetáculo e às teorias do teatro contemporâneo.  

Podem participar artistas de teatro, arte-educadores, jornalistas, estudantes de Jornalismo e Letras e interessados no tema da crítica teatral, preferencialmente pessoas com algum repertório sobre as linguagens do teatro, e que tenham domínio do texto escrito. 

Durante a oficina, os inscritos serão instigados a analisar os espetáculos em cartaz durante a Aldeia Jiquitaia – Mostra Cultural do Sesc Tocantins (de 22 a 30 de julho). O participante deverá escolher três espetáculos teatrais em cartaz na Aldeia Jiquitaia para exercitar a crítica teatral, sendo obrigatória a escolha de um espetáculo do Tocantins, os outros dois ficam a critério do aluno. 

Perfil

Kil Abreu é jornalista, crítico e pesquisador do teatro, pós-graduado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Foi crítico do jornal Folha de São Paulo e da revista Bravo! Dirigiu o Departamento de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura/SP e foi curador de alguns dos principais festivais de teatro do país (Festivais de Curitiba, Recife, Fortaleza e Festival Internacional de teatro de São José do Rio Preto). Por dez anos foi professor e coordenador pedagógico da Escola Livre de teatro de Santo André e por oito jurado do Prêmio Shell/Versão São Paulo. Atualmente trabalha como crítico e é curador do Centro Cultural São Paulo. Mantém estudos sobre dramaturgia e teatro brasileiro contemporâneo.  

As aulas serão nos dias 11 de julho (sexta-feira), das 18h30 às 21h30, e no dia 12 de julho (sábado), das 09h às 13h e das 14h às 17h, no auditório da Sede Administrativa do Sesc / Fecomércio. Serão disponibilizadas 20 vagas. 

As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 1º de julho de 2014. O resultado da seleção será divulgado somente via e-mail até o dia 7 de julho de 2014. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição para o e-mail:teatrosescpalmas@sescto.com.br . (Ascom Sesc)