Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Juliana Matos

Foto: Juliana Matos

Mais de um milhão de preservativos serão distribuídos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesau) para os municípios tocantinenses. A ação tem o objetivo de reforçar as campanhas de prevenção às DST/Aids, principalmente na temporada de praias do Estado. A Sesau orienta os municípios para realizar a distribuição em pontos de grande movimentação de pessoas durante o mês de julho.

Segundo Deisy Alves, técnica da gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids, o foco da estratégia é distribuir um kit, com preservativos masculinos e femininos, cartilhas informativas e jogos de passatempo com informações de incentivo à prevenção aos 68 municípios com praias nesta temporada. “Este material somado as ações de prevenção dos municípios tem o objetivo de disseminar atitudes de prevenção na população”, disse a Técnica.

Todos os materiais educativos e insumos estão disponíveis aos municípios para distribuição gratuita também em outros pontos estratégicos, como rodoviárias, salões de beleza, bares, etc.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em todo o Estado, somente no ano passado, foram notificados 508 casos novos de indivíduos a partir dos 13 anos com Aids e 666 casos de sífilis, entre 2011 e 2013.

Para ter acesso a todo o material, técnicos das secretarias municipais de saúde podem solicitar diretamente à Área Técnica das DST/Aids, em Palmas, pelo telefone: 3218-1768 ou no Disque Aids 0800-645-0112, número disponível também para a população tirar dúvidas sobre DSTs. (Ascom Sesau)