Campo

Foto: Divulgação

O resultado da vacinação contra febre aftosa foi anunciado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) na manhã desta quarta-feira, 25. O índice alcançado foi de 99,26%, bem além do atingido na campanha de maio do ano passado que foi de 99,14%, e ainda superou a meta estipulada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-Mapa, que é de 90%. A Campanha foi realizada de 1º a 31 de maio com a expectativa de vacinar mais de 8 milhões de bovinos e bubalinos.

Dos 139 municípios existentes no Estado, 51 atingiram o índice de 100% do rebanho vacinado. Hoje os municípios que tem o maior número de animais são Araguaçu com 292.561, em segundo lugar vem Araguaína com 225.812, Formoso do Araguaia com 218.808, Peixe com 186.073 e na sequencia Pium com 160.032. Já a cidade que conta com menor número de bovinos e bubalinos é Rio da Conceição com 1.237 animais. 

De com o gerente do Programa Estadual da febre aftosa, João Eduardo Pinto Pires, o resultado da vacinação é excelente, mesmo assim, para o restante dos animais que não foram vacinados que chegam a 0,74%, os seus proprietários serão notificados e autuados. “Faremos o agendamento da vacinação porque queremos 100% do rebanho imunizado até a próxima etapa realizada em novembro”, afirma acrescentando que na Ilha do Bananal a vacinação será realizada de 1º de agosto a 30 de setembro.

Para o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, a Agência e os produtores rurais mais uma vez contribuíram com a manutenção da condição do Estado livre de febre aftosa com vacinação. “Com isso fortalecemos nossas ações e fomentamos a economia do Estado, além de abrir novos mercados consumidores de carnes”, disse.

II Etapa

A segunda etapa de vacinação contra a doença ocorre entre 1º a 30 de novembro. Neste período a vacinação é parcial, portanto, apenas os animais com até 24 meses declarados em maio receberão a dose da vacina.