Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com apresentações de grupos juninos, shows no palco principal, música regional no barracão do forró e muita gastronomia com as comidas típicas das festas juninas, o Arraiá da Capital 2014 começa nesta quinta-feira, 26, e segue até domingo, 29, no complexo do Ginásio Ayrton Senna. A estrutura já está montada para receber as 23 quadrilhas juninas que se apresentarão para um público aproximado de 10 mil pessoas por noite.

Neste ano, a Prefeitura de Palmas deu atenção especial para a estrutura que recebe o Arraiá da Capital. A festa continua na região Sul, berço do movimento junino de Palmas, tendo três arquibancadas em forma de “U” envolvendo a arena que receberá as quadrilhas juninas.

Também foram instalados 60 banheiros químicos para receber os quadrilheiros e população. E a gastronomia junina vai marcar presença no Arraiá com 38 barracas de alimentação.

Pessoas envolvidas

Aproximadamente 1500 pessoas estão envolvidas no Arraiá 2014. Além dos dançarinos e animadores que fazem a festa na arena, muitas outras pessoas são de extrema importância para a realização do evento. É o caso das costureiras, que já trabalham há seis meses para tudo estar impecável durante as apresentações.

Vaneide da Costa tem 45 anos, mora na região Sul de Palmas e costura para a quadrilha “Caipiras do Borocoxó” desde 2003. Vaneide diz que começou os trabalhos para montagem do figurino dos quadrilheiros em abril e que agora está ansiosa para ver o seu trabalho na arena do Arraiá. “A expectativa é muito boa. A “Caipiras do Borocoxó” vem com um enredo muito bom e estamos todos muito otimistas para o Arraiá”, aponta Vaneide.

A costureira também evidencia a importância do Arraiá para a economia da região. “São muitas costureiras que conseguem tirar uma boa renda por meio do Arraiá. Este ano o prefeito Amastha deu um suporte bem significativo para as quadrilhas, e isso possibilita fazermos um trabalho ainda mais bonito. Todos que de uma forma ou outra trabalham e convivem nesse universo das quadrilhas estão muito satisfeitos”, completa Vaneide.

Outros profissionais que estão ansiosos para o início da festa são os barraqueiros. Ao todo, serão 38 barracas com comidas típicas das festas juninas presente no Arraiá da Capital.

Marleide Borges trabalha há oito anos na festa. Proprietária da barraca “Paladar Caldos”, Marleide salienta a importância do Arraiá da Capital para a economia da região Sul. “É um evento que todos os barraqueiros de Palmas esperam. A Fundação Cultural de Palmas nos dá todo o apoio necessário, o cadastro é feito com antecedência, e agora está tudo pronto. Estamos todos ansiosos pra festa começar e esperamos nos surpreender positivamente com o Arraiá deste ano”, conclui.

Primeira noite

Confira abaixo a programação da primeira noite do Arraiá da Capital desta quinta-feira, 26.

Arena: apresentação das quadrilhas juninas

Iniciantes: São João do Cerrado/ Caipiras do Beija Flor e Pula Fogueira/ Desfile das Rainhas de todas as quadrilhas

Palco principal: Berg Moreno e Banda Veja

Barracão do Forró:  Cardosinho do Acordeon/ Augusto da Sanfona (Secom Palmas)