Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), implantará um projeto de energia solar no Assentamento Grota Funda, no município de Cristalândia, a 165 km de Palmas. A tecnologia de uso sustentável garantirá energia para 20 famílias. Na primeira semana de julho, as equipes parceiras da Diretoria de Agroenergia e Florestas Plantadas e da Diretoria de Fomento a Agricultura Familiar estarão visitando a comunidade para dar início ao processo de implantação do projeto.

O diretor de Agroenergia e Florestas Plantadas da Seagro, Sales Lopes Couto ressalta que "a nossa intenção é expandir esse projeto para outras comunidades, possibilitando assim a melhoria da qualidade de vida destas famílias no campo”, destacou.

Na implantação do sistema serão utilizadas 80 placas de energia solar de 100 Wats e 40 baterias de 150 amperes, além de controlador de carga e fiação. Cada residência receberá quatro placas e duas baterias. A empresa Eletrônica Digitec é a responsável pela instalação da energia solar.

A utilização do sistema solar garante vários benefícios aos produtores que não são contemplados com a rede de energia pública ou ainda querem reduzir custos. As placas solares garantem o bombeamento de água, iluminação de lâmpadas e ainda abastecem eletro-eletrônicos, como TV, geladeira e máquina de lavar. (Ascom/Seagro)