Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcelo Horst

Os 24 anos da Contágius Cia de Dança foram celebrados com cinco apresentações do espetáculo “Ritos e Rituais – uma trilha pelo Araguaia e Tocantins” e mais uma vez o público palmense se emocionou com os símbolos da cultura tocantinense. O espetáculo ficou em cartaz no Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas, nos dias 27, 28 e 29 de junho e contou com um público de cerca de mil pessoas.

“Fiquei muito feliz em assistir Ritos e Rituais novamente, porque é um espetáculo muito lindo e tudo se compõe muito bem, a música, o ballet clássico, o ballet contemporâneo, o cenário e a iluminação, que pra mim é um personagem do espetáculo também”, ressaltou a jornalista Carol dos Anjos.

A concepção do espetáculo é resultado de oito anos de pesquisa e passa pelas simbologias da cultura tocantinense, como a jiquitaia, sússia, catira, cultura ribeirinha, festa do Divino, entre outras manifestações do Tocantins.

“Gostei muito do espetáculo e, principalmente, de ver nossa cultura representada na forma da dança, com a música ao vivo, as bailarinas com movimentos suaves e leves representando de forma fantástica a beleza de nossa cultura, é um espetáculo muito rico”, destacou a servidora pública Camila Gomes.

Com direção geral e coreografia de Meire Maria Monteiro, “Ritos e Rituais - uma trilha pelo Araguaia e Tocantins” é um espetáculo de dança contemporânea, que une as técnicas do clássico e moderno, com trilha sonora composta pelo músico Dorivã Borges e também com músicas de Villa Lobos e João Pacífico.

No palco, as três bailarinas apresentaram com maestria as nuances da cultura tocantinense, uma mistura de ritmos e singularidades. Os passos ritmados com uma trilha executada ao vivo e praticamente na íntegra elevou a emoção dos espectadores.

Para o professor Rodrigo Teixeira “Ritos e Rituais...” foi uma oportunidade de revisitar a cultura tocantinense. “A Contágius está de parabéns, uma vez que você consegue ver num espetáculo todas as áreas da arte, como a dança, música e artes plásticas. Tudo é muito perfeito e bem desenhado. Ter vindo assistir esse espetáculo foi uma oportunidade ímpar e espetacular”.

O espetáculo “Ritos e Rituais - uma trilha pelo Araguaia e Tocantins” foi premiado no Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Promic 2013, da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas, com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura.