Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Estamos chegando ao final do mês de junho, os fortes ventos e o aumento da temperatura anunciam a tão esperada temporada de praias, que é uma tradição em todo o Estado e também na Capital. Para assegurar que essa cultura seja mantida com qualidade e proporcione momentos inesquecíveis aos palmenses e também aos turistas que visitam nossa cidade neste período, a Prefeitura de Palmas anunciou um grande pacote de obras que contempla todas as praias da Capital.

Cerca de oito milhões de reais serão investidos na reforma e revitalização de toda a estrutura das praias. Dentre as ações, estão previstas a reforma de calçadas, a instalação de placas de identificação, a revitalização das faixas de areia e instalação de guarda-sóis e, no caso da Praia da Graciosa, a reforma das quadras com a instalação de novos alambrados. Toda a parte elétrica e hidráulica também deve passar por revitalização, bem como novas telas de proteção contra piranhas.

As ordens de serviço de algumas praias onde acontecerão as obras já foram assinadas e em algumas os serviços já estão iniciando. Segundo o prefeito Carlos Amastha, o resultado desse trabalho só poderá ser visto na próxima temporada. “A reforma já deveria ter sido realizada há muito tempo já que as praias são importantes locais de lazer para os palmenses e possuem um imenso potencial turístico, gostaríamos de realizar essas melhorias a tempo de entregá-las até esta temporada, mas infelizmente o serviço só pode ser feito no período de seca, o que acontece justamente nessa época. Mas asseguramos que Palmas vai, sim, ter praias limpas e em ótimo estado para esta temporada", enfatizou.

Para que o serviço não prejudique a temporada de praia, um estudo foi realizado pela Prefeitura visando mobilizar equipes de forma a realizar o trabalho sem prejudicar o pleno funcionamento do local. Além de uma ampla revitalização que já foi iniciada para que as praias estejam em pleno funcionamento a partir do mês de julho.

Dentre as ações previstas, será realizada a instalação de lixeiras, pintura de bancos e meios-fios, limpeza, varrição, roçagem e paisagismo, além da reforma dos banheiros das praias da Graciosa e do Prata onde será feita a substituição de louças e metais, revestimentos de parede e piso e pintura e troca da cobertura e instalação de banheiros químicos nas demais.

Segundo o secretário da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcílio Avila, os trabalhos já foram iniciados em todas as praias e logo tudo estará pronto para esta temporada. "Queremos garantir que na temporada que se aproxima, a população possa usufruir de nossas praias e ter a certeza que este ano será bom, a partir do ano que vem, com a reforma, estará ainda melhor", enfatiza Marcílio.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif(Secom Palmas)