Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Da web

Foto: Da web

A menos de dez dias do fim do prazo de inscrições, o Vestibular 2014/2 da Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem mais de 11,6 mil inscrições confirmadas, e outras 1,5 mil dependendo de pagamento ou confirmação de participação em cota mediante análise de documentação, conforme balanço parcial divulgado na terça-feira (1º) pela Comissão Permanente de Seleção (Copese). Os interessados em participar do processo seletivo - que será o último realizado pela UFT antes da adesão integral ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - têm até o dia 10 de julho para se inscrever, exclusivamente pela internet, no site da Copese.

Na última segunda-feira (30), a Copese divulgou o resultado parcial da análise dos 377 pedidos de isenção de taxa recebidos. A homologação desse resultado está prevista para ocorrer no dia 5. Para quem não for contemplado com o benefício destinado a candidatos de baixa renda, a inscrição custa R$ 100,00 para os candidatos ao Curso de Arquitetura e Urbanismo e R$ 95,00 para todos os demais. O prazo para o pagamento termina no dia 11.

50% das vagas para o Sisu - Das 1.495 vagas ofertadas pela UFT para entrada no segundo semestre letivo de 2014, em 40 cursos de graduação, metade (747) já estão sendo ocupadas por meio do Sisu, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), considerando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em vagas de 67 instituições federais de ensino superior.

As demais vagas do Vestibular 2014/2 (748) serão distribuídas por meio do Sistema Universal, do Sistema de Cotas para Etnia Indígena, do Sistema de Cotas para Quilombolas e do Sistema de aplicação da Lei 12.711/2012, este último para estudantes oriundos de escolas públicas. 

O Sisu 2014/2 já está em sua segunda chamada para matrículas. O prazo para participar da lista de espera termina nesta segunda-feira (07), no site do Sisu. Depois, de 15 a 18 de julho, os interessados em pleitear vagas na UFT também deverão confirmar interesse em participar da lista de espera da Universidade, conforme estipulado no Edital nº 041/2014.

Em 2015, 100% das vagas dos cursos de graduação da UFT serão ofertadas por meio do Sisu, para candidatos que fizerem o Enem 2014.

Provas 

A prova objetiva e de redação do Vestibular 2014/2 da UFT acontece no dia 17 de agosto nos sete municípios com câmpus da UFT - Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. Os candidatos que optarem pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo passam também pela prova de habilidades específicas, que será realizada no dia 16.

Mais informações sobre o processo seletivo no Edital de Abertura (nº 039/2014) e no site da Comissão Permanente de Seleção da UFT (Copese). (Ascom UFT)