Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira, 04, dia de jogo decisivo da seleção brasileira, a equipe de profissionais da Intensicare Palmas realizou uma blitz da saúde no prédio da PlanSaúde. Os enfermeiros atenderam os colaboradores da unidade e também usuários que passaram por lá, fazendo aferição da pressão arterial e teste glicêmico. Foram mais de 50 atendimentos gratuitos, onde a equipe também passou orientações para manter a saúde em dia, com indicações como redução do consumo diário de açúcar, sal e gorduras, evitar álcool e cigarro e manter a prática de atividades físicas. De acordo com as orientações, uma simples caminhada com regularidade de três vezes por semana, já é suficiente para ter efeito benéfico à saúde.

E como hoje os torcedores estão com o coração a mil por causa da Copa do Mundo, alguns quiseram conferir o estado de saúde do coração antes da partida. A assistente administrativo, Iris Silva, diagnosticada com hipertensão, estava em clima de torcida e aproveitou a oportunidade pra conferir se estava tudo certo para a hora do jogo. “Eu tenho pressão alta, mas hoje é dia dela estar normal, eu quero torcer pelo Brasil”, disse confiante. Após a aferição, a alegria do resultado “Tá tudo certo, ainda bem, agora é tentar manter assim até a hora do jogo, porque hoje nós vamos ganhar”, comemorou. Outro torcedor animado que apareceu para conferir a pressão foi o Shayly Matos, que ficou surpreso com o resultado alterado da sua pressão “No último jogo do Brasil eu quase infartei, de verdade, se hoje for pros pênaltis de novo, acho que não vou poder assistir”, disse preocupado.

O enfermeiro que chefiou a equipe da blitz, Nicélio Veiga, que já participou da ação outras vezes, revela ter diagnosticado casos de pressão alta e diabetes “A gente tem identificado alguns casos de diabetes e de suspeita de diabetes, e temos orientados as pessoas sobre a importância da identificação prévia dessas doenças, pra que esse paciente não vá parar nas nossas mãos em uma urgência”, alertou o enfermeiro. E ele ainda reforça” Promover e prevenir a saúde antes que ela se agrave, evita casos como infartos e acidentes vasculares cerebrais, além do agravamentos de diversas outras doenças”.

O gerente de unidade da Intensicare Palmas, Thiago Figueiredo, esclarece que a blitz da saúde é uma ação promovida para incentivar as pessoas a ficarem sempre em alerta com a saúde. “Nosso objetivo com essas blitz é fazer com que as pessoas entendam que prevenir é a melhor forma de cuidar da saúde. Que muitas doenças podem ser evitadas ou mesmo revertidas, quando há um diagnóstico precoce”, declarou o diretor.