Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A coligação “A Mudança que a Gente Vê” que terá como candidatos o governador Sandoval Cardoso (SD), que disputará a reeleição, o candidato a vice-governador Ângelo Agnolin e o candidato a senador Eduardo Gomes apresentaram requerimento de registro de candidatura no início da noite deste sábado, 5, na sede do Tribunal Regional Eleitoral, em Palmas.

Na entrevista coletiva após o registro, Sandoval Cardoso falou sobre os desafios para o seu próximo mandato. “O projeto é fazer esse Estado avançar, com uma administração transparente, investindo bem os recursos do Estado, com atendimento humanizado e com pessoas de ficha limpa, como nós somos”, disse o Governador.

A chapa de candidatos a deputado federal conta com 24 postulantes ao Legislativo Federal e terá o mesmo nome da chapa do candidato a Governador e também será formada por todos os partidos que integram a coligação majoritária. .

Já os candidatos a deputado estadual que apóiam Sandoval Cardoso estão divididos em duas coligações proporcionais e uma chapa “puro sangue”. Ao todo, são 129 candidatos a deputado estadual na base de apoio a Sandoval, Agnolin e Gomes.  

A chapa “Tocantins olhando pra frente” é composta pelos partidos: DEM - PP - PPS - PR - SD - PSDB – PTB.

Já a chapa “Renova Tocantins” conta com as seguintes siglas: PDT - PSL - PTC - PRP - PEN - PRTB - PRB - PHS - PSC

O PSB não integrará nenhuma das outras duas coligações e disputará as eleições com uma chapa “puro sangue” de deputados estaduais.

Chapa Majoritária

Sandoval Cardoso - Governador

Ângelo Agnolin - Vice

Eduardo Gomes - Senador

Coligações Proporcionais

*A Mudança Que a Gente Vê

Deputados Federais

SD - PDT - DEM - PP - PPS - PR - PSB - PSL - PTC - PRP - PEN - PRTB - PSDB - PRB - PTB - PHS - PSC.

Deputados Estaduais

*Tocantins Olhando Pra Frente

DEM - PP - PPS - PR - SD - PSDB - PTB

*Renova Tocantins

PDT - PSL - PTC - PRP - PEN - PRTB - PRB - PHS - PSC

*PSB

PSB

Perfis dos Majoritários

Sandoval Cardoso

O pai de Sandoval Cardoso já era um desbravador do Centro-Oeste quando o Brasil ainda não acreditava no potencial produtivo do cerrado. Com dona Simone Lobo ele teve 3 filhos, sendo um menino e duas meninas Ynaiara e Yasmin. Ao menino, ele deu o seu nome, que, em latim, significa “o governante”. Sandoval Lobo Cardoso foi criado numa fazenda até a idade escolar, quando retornou a Goiânia. Estudou nos melhores colégios, mas preferia estar no campo com o pai.

Aos 12 anos, recebeu a missão de substituir o pai que passava por uma cirurgia, num leilão na cidade de Colinas de Goiás. Adquiriu 300 cabeças de gado e junto com os peões tocou a boiada pelo mato por 3 dias até a Fazenda na beira do Araguaia. Daquele dia em diante, teve a certeza do que gostava e, aos 18 anos, assume as terras da família no Tocantins, logo após casar-se com uma prima, Marcela Cardoso.

O jovem casal tem a missão de implantar novas áreas de produção e enfrentam o trabalho pesado, revivendo as aventuras do pai. “Não há nada numa fazenda que o Sandoval e eu não sabemos”, atesta dona Marcela Cardoso, hoje mãe de 3 filhos (San, 14 e as gêmeas Clhoê e Clara, de 9 anos).

Com novas idéias, amplia a produção, introduz novas técnicas e ganha o reconhecimento do pai. Trocou a faculdade pela lida com o gado. Foi buscar conhecimento na sua área e adequeou as propriedades aos novos tempos de relações de trabalho e sustentabilidade, tornando-se um dos maiores produtores da região. “Eu era um desbravador, mas o Sandoval é um produtor moderno”, define o pai.

Foi presidente do Sindcato Rural de Colinas, presidente do Fundeagro e vice-presidente da Confederacao Nacional da Pecuária de Corte. Firmou-se como um líder classista e comunitário. Aos 29 anos, incentivado por amigos, funcionários e produtores entra para a política, como forma de ampliar sua participação no desenvolvimento da região. É eleito deputado estadual com 12.640 votos.

Foi reeleito como o deputado mais votado com mais de 27 mil votos e o segundo mandato. Desponta nesse momento como uma liderança equilibrada de posicionamento firme e bem definido em qualquer que fosse o tema debatido. Esta condição lhe confere o cargo de presidente da Assembléia Legislativa. Moderniza a casa, imprimindo mais transparência com a criação da TV Assembléia, com transmissão ao vivo das sessões. A criação da polícia legislativa, valorização dos servidores e aproximação da casa com a população.

Nas eleições indiretas de 2014, ocorrida em virtude da renúncia do ex-governador Siqueira Campos e seu vice-, João Oliveira, Sandoval articulou-se para ganhar a confiança dos deputados e, sem negociar cargos ou vantagens, conseguiu eleger-se governador de Estado mais jovem do Brasil aos 37 anos. “Ninguém me colocou onde estou. Mereci a confiança dos deputados e do grupo do ex-governador e to procurando corresponder dando o melhor de mim.

Em apenas dois 2 meses, retomou todas as obras que estavam com dificuldades burocráticas. Negociou greves, ampliou o debate com a sociedade e a classe política, aumentou o salário dos servidores e transformou o Tocantins num canteiro de obras. O ritmo forte do governo aliada à sua obsessão no cumprimento de compromissos firmados fizeram de Sandoval Cardoso um candidato nato à reeleição, tendo conquistado o apoio de quase de 10 partidos até o momento.

Apaixonado pelo mundo rural e conhecedor do potencial produtivo do Tocantins, Sandoval acha possível resolver os problemas sociais que ainda persistem a partir de uma boa gestão dos recursos públicos, com um conseqüente aumento da arrecadação e o enxugamento da máquina administrativa. “Vamos gastar menos com a máquina e mais com o povo”, resume.

Ângelo Agnolin

O deputado federal Ângelo Agnolin é natural de Palmeiras das Missões, Rio Grande do Sul, mas muito cedo adotou Gurupi, antes mesmo da criação do Tocantins, como a cidade do coração. A cidade onde começou sua vida empresarial, onde se tornou líder classista e foi eleito vereador.

Agnolin tem 59 anos, é casado com a ex-vice-prefeita da Capital, Edna Agnolin. É pai do Glauber, do Geovano, do Diego, do Dieguinho e avô da Ana Luiza, da Camila e do Davi. É empresário e produtor rural. Presidiu a Associação Comercial e Industrial, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Gurupi, o Sindicato de Beneficiadores de Arroz de Tocantins, Sistema Fecomércio, Sesc e Senac em Tocantins e o conselho deliberativo do Sebrae. 

Foi deputado estadual e secretário estadual de Indústria, Comércio e Turismo. Com o seu conhecimento administrativo e experiência será um vice-governador atuante que vai ajudar a tocar com tranqüilidade o Tocantins quando o governador Sandoval precisar se ausentar.

É um deputado federal da conciliação e do diálogo, que garantiu melhoria na vida dos agentes de saúde e assegurou e lutou pelo direito das empregadas domésticas. É o deputado defensor das micro e pequenas empresas e trabalha para retomada do Programa Luz para Todos no Tocantins. Com jeito inovador e empreendedor, o deputado Ângelo Agnolin vai conquistando mais benefícios para o Estado.

Tem emenda orçamentária federal aprovada para pavimentação de várias estradas ligando diversos municípios tocantinenses. Foi presidente da Frente Parlamentar da Educação e Ensino à Distância e presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara Federal.

Esse é o perfil de um deputado federal atuante que vai ajudar o Governador Sandoval a transformar ainda mais para melhor o Tocantins. Ângelo Agnolin é o nosso vice-governador.        

Eduardo Gomes

Eduardo Gomes, nasceu em Sergipe, mas se considera um palmense de primeira hora. Aqui chegou muito antes das máquinas roncarem rasgando o cerrado para construir a última cidade planejada do Século XX. É empresário e Deputado Federal, tem 48 anos, é filho do saudoso poeta José Gomes Sobrinho e de Dona Gilda, e tem sete irmãos. 

Eduardo Gomes é pai de cinco filhas, e já avô, do pequeno José Bento e do Francisco.

Foi vereador por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal de Palmas, Secretário Municipal de Educação de Xambioá, de Articulações em Palmas e de Esportes no Governo do Estado.

Eduardo Gomes tem uma história de trabalho e dedicação ao Estado do Tocantins. É o deputado que coleciona amigos por onde passa e poderia estar em qualquer palanque. O deputado que tem obras em todos os municípios tocantinenses. É o deputado amigo dos vereadores e prefeitos do Tocantins. É o deputado que viabilizou e implantou a UMA - Universidade da Maturidade - para elevar conhecimento e atividades aos tocantinenses da melhor idade. Ocupou também o cargo de Primeiro Secretário da Câmara Federal e foi o parlamentar do Tocantins mais vezes avaliado como um dos 100 melhores parlamentares do país pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

Eduardo Gomes foi o parlamentar do Tocantins mais vezes avaliado como um dos 100 melhores parlamentares do país pelo Departamento    Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Além de ter sido o parlamentar da história do Tocantins que mais cargos de direção ocupou no Parlamento Federal. O deputado ainda em seu primeiro mandato ocupou o cargo de Terceiro Secretário da Casa. É uns dos deputados federais que mais tem emendas aprovadas no Orçamento da União em benefícios para várias instituições sociais e municípios tocantinenses e do Brasil.

Eduardo Gomes será o senador das obras, do social e do diálogo, assim como foi o senador João Ribeiro, com quem aprendeu a fazer política séria a favor do crescimento do Estado. Eduardo Gomes tem mais de 20 anos de vida política, tem experiência de gestão e será o Senador da solidariedade do Tocantins.