Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Praia de fácil acesso, localizada dentro do perímetro urbano da cidade, cenário de um pôr do sol encantador, boa infraestrutura, potencial para prática de esportes e eventos de grande porte. Essas são algumas características da Praia da Graciosa, que atraem frequentadores e estimulam o turismo durante a Temporada de Praia 2014, promovida pela Prefeitura de Palmas.

Considerada cartão postal da Capital e ponto de encontro de famílias e de turistas pelo seu perfil mais “tranquilo”, a praia está localizada à margem direita do Lago de Palmas, saída para Paraíso do Tocantins. O visitante conta com estrutura física moderna, ao dispor de bares, restaurantes, banheiros, quadra de esportes, flutuantes que fazem passeios no Lago e marina com atracadouro.

A Praia da Graciosa é o cenário de um dos mais belos pôr do sol do Brasil. O fato pode ser comprovado pela quantidade de noivos e formandos que elegem o local para fazer as fotos do convite, sempre ao final da tarde. O pedreiro Genandir Gomes dos Santos, de Gioânia veio a Palmas a negócios e aproveitou para contemplar este espetáculo da natureza. “Esse pôr do sol é único, realmente uma paisagem de encher os olhos”, disse.

O professor de fotografia Thenes Pinto também partilha dessa opinião ao trazer os alunos para registrarem o fenômeno. “Tenho 40 anos de profissão e conheço boa parte dos estados brasileiros e posso afirmar com convicção que o grande diferencial da Graciosa é o céu e o sol, que, em conjunto com o lago e a Ponte Fernando Henrique, resulta em um efeito diferenciado que precisa ser explorado pelos fotógrafos”, concluiu.

As irmãs Bianca Silva Cardoso e Caroline Silva Cardoso vieram de Guaraí passar o final de semana na Capital e disseram que o que mais chamou atenção na praia é mesmo o pôr do sol e enfatizaram a pretensão em repetir mais vezes o programa.

O local é utilizado ainda como ponto de realização de eventos de médio e grande porte, contemplando os segmentos culturais, esportivos e de lazer, compreendidos na área de 520 metros de comprimento por 90 de largura. Na última sexta e sábado, 04 e 05, a praia foi palco do evento “Palmas Verão Festival” que trouxe atrações nacionais como o cantor Bel Marques, ex-vocalista do Chiclete com Banana, entre outros, levando milhares de pessoas a movimentar o ambiente. (Secom Palmas)