Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fabiola Diass

Foto: Fabiola Diass

O Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins realizou, no dia 06 de Julho, ação de fiscalização nas praias de Araguanã e do Coco, no município de Babaçulândia. A ação teve como finalidade averiguar como está sendo a destinação de resíduos sólidos e efluentes líquidos na praia, as condições ambientais em que se encontram as praias em questão, bem como realizar a educação ambiental junto aos banhistas presentes.

Em Araguanã foi constatado que em questões ambientais a praia encontra-se em condições boas e razoáveis, pois em alguns pontos resíduos domésticos como latinhas e copos foram encontrados na areia e na água. Na ocasião, os visitantes foram orientados sobre a técnica responsável quanto à coleta e aos prejuízos que o lixo doméstico causa ao meio ambiente e ainda a instalação sanitária e a educação ambiental, executadas através de placas educativas.

Na Praia do Coco, em Babaçulândia, foi constatada no decorrer da vistoria a presença do corpo de bombeiros dando suporte aos banhistas e várias placas de sinalização instaladas ao longo da praia, assim como a devida orientação nas áreas que apresentavam risco aos banhistas. A praia encontrava-se limpa e a prefeitura estava dando todo suporte aos turistas que ali passavam. Findo a ação de monitoramento essa equipe técnica percorreu a praia realizando ações de educação ambiental aos turistas que ali faziam presentes.

Além dessas praias, o Naturatins, por meio das 15 Unidades Regionais segue  com a fiscalização de outras praias em todo o território tocantinense com o intuito de coibir ações contra o meio ambiente e a pesca predatória. (Ascom Naturatins)