Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Programa ABC do Leite, estradas rurais, associativismo, economia solidária e inclusão social formaram a pauta da reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 11, entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Federação das Associações Rurais do Tocantins (Faerto), e mais de 30 presidentes de associações de produtores rurais de Palmas.

Uma proposta de recuperação das estradas rurais de Palmas, hoje com cerca de 2 mil quilômetros, foi  abordada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, que destacou o fato da ação estar vinculada em 2014 à Seder. De acordo com o gestor trata-se de uma ação que envolve todos os presentes, visto que facilitará os trabalhos da assistência técnica, da produção e escoamento da produção.

Outra questão abordada pelo secretário Roberto Sahium foi a utilização de queimadas neste período mais seco do ano. “Faço um apelo para que cada um se transforme em um fiscal contra o fogo, para que possamos diminuir os focos em todo o Estado. E alerto que a fuligem das queimas é altamente prejudicial a todos nós, causando inúmeros problemas respiratórios”, explicou Sahium.

 Para o chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), Carlos Magno Campos da Rocha, os trabalhos estão sendo bem conduzidos e os produtores só têm a ganhar com o apoio destas importantes entidades públicas. “Nós da Embrapa não realizamos atendimentos individuais. Porém temos as metodologias de repasse de tecnologias para os técnicos, para que os mesmos possam trazê-las até os produtores”, informou Rocha.

O secretário Extraordinário de Inclusão Social, José Mamédio de Oliveira, falou sobre a importância destas reuniões com os produtores. “Eu não tenho dúvidas de que a inclusão social que nós estamos desenvolvendo no governo Amastha é a melhor, pois não se trata de assistencialismo, e sim de buscar a dignidade do ser humano, através de seu trabalho, seu crescimento e sua evolução”, frisou Oliveira.

“Estamos aqui para buscar a igualdade das pessoas, romper uma cultura hereditária, a qual os intelectuais acham que o homem mais simples deve ser subestimado, e neste grupo estão inclusos os homens do campo. É preciso urgentemente acabar com esta visão errônea”, enfatizou Oliveira, acrescentando que, “o homem do campo não deve ter vergonha das suas mãos calejadas, afinal elas são fruto de seu suor”.

O presidente da Faerto, Marcino Pereira Lima, avisou aos presentes que haverá uma reunião com os secretários das associações para falar sobre instalação de torre de telecomunicações em áreas rurais.

Durante a reunião, foi apresentada uma palestra sobre o Programa ABC do Leite da Embrapa no Tocantins, com informações sobre os estudos desenvolvidos pela equipe da entidade e pesquisas com sistemas integrados de produção.

O presidente da Associação de Produtores do Projeto de Assentamento Sítio, próximo à Buritirana, José Lopes, afirmou que na sua comunidade existe um grupo que já trabalha com gado. “Mas queremos nos capacitar para aumentar o rebanho, adquirir gado leiteiro e produzir leite em maior escala” afirmou o produtor.

Já o produtor rural Ronivaldo Oliveira falou sobre a necessidade de organizar a cadeia produtiva da mandioca. “Nossa cidade já tem uma demanda grande de mandioca é preciso organizar os produtores para que não falte o produto”, afirmou Oliveira. (Secom Palmas)