Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A comunidade quilombola do Prata, localizada em São Félix do Tocantins, município localizado a 227 km de Palmas, está se preparando para a 1ª Festa da Rapadura, marcada para os dias 18 e 19 desde mês. O evento conta com o apoio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), que ministrará palestras e capacitações que favoreçam o desenvolvimento dos agricultores familiares da região.

De acordo com a moradora da comunidade quilombola do Prata, Darlene de Sousa, os laranjais que abastecem a comunidade estão com produção reduzida por conta de pragas como a fumagina. “Nós não comercializamos as frutas. São quase 200 pés de laranja para a nossa comunidade, que tem 62 famílias, mas estamos preocupados”, afirma.

Por este motivo o diretor de Fomento à Agropecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, ressalta que a intenção é disponibilizar palestras para a comunidade do Prata e região . “Vamos levar técnicas que preservem o meio ambiente, sem utilização de fungicidas ou inseticidas. Também vamos levar informações sobre a cadeia produtiva da laranja, Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e sobre o uso da cana-de-açúcar para rapadura”, explica Vasconcelos.

Além de palestras sobre aspectos gerais da cultura da laranja, também serão disponibilizadas palestras com abordagem sobre criação racional de animais em pequenas propriedades; aspectos gerais da cultura da mandioca, milho, e feijão caupi; cultivo e processamento da cana-de-açúcar; linhas de crédito do Pronaf; acesso ao direitos e desenvolvimento sustentável de comunidades quilombolas e Apoio a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). (Ascom Seagro)