Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: José Paulo Lacerda Reunião de cúpula dos Brics 2014, Painel Perspectivas Econômicas Reunião de cúpula dos Brics 2014, Painel Perspectivas Econômicas
  • Oswaldo Stival Junior acompanhado da esposa e empresária gurupiense Andrea Stival

O empresário Oswaldo Stival Junior, presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados do Tocantins (Sindicarnes) e conselheiro da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) participou do Encontro Empresarial dos Brics, o Business Network e o Conselho Empresarial dos Brics, que aconteceu nesta segunda-feira, 14, em Fortaleza (CE).

Os eventos são organizados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o objetivo de melhorar a pauta do comércio e o investimento entre os cinco países. Os três encontros ocorrem no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, às vésperas da reunião dos chefes de estado dos cinco países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Há interesses nas áreas de agronegócios, infraestrutura, logística e equipamentos de transporte, mineração, máquinas e equipamentos, tecnologia da informação, farmacêutico e equipamentos médicos, energia e economia verde.

“É muito importante a participação do Tocantins nestes eventos que buscam o fortalecimento da integração econômica entre os países que formam o Brics, pois o nosso Estado tem grande potencial econômico e pode contribuir muito nas discussões que tem o objetivo de conquistar melhores condições de desenvolvimento aos países envolvidos”, afirmou Oswaldo Stival Junior, que participa dos encontros representando o presidente da Fieto, Roberto Magno Martins Pires.

Dentro das recomendações aos governos, os empresários dos cinco países defendem a aceleração da criação do Banco de Desenvolvimento dos Brics para promover e facilitar o comércio, negócios e investimentos. Entre as propostas empresariais aparece ainda o aumento das transações em moeda local, com a infraestrutura financeira, sistema de liquidação e o envolvimento dos bancos centrais para reduzir o uso de moeda fora do grupo nas transações comerciais e de investimentos dos Brics. Por fim, os empresários defendem a eliminação de subsídios à exportação na agricultura.

BRICS

São países emergentes considerados subdesenvolvidos, mas que, nas últimas décadas, apresentaram um crescimento industrial alto. Pertencem ao grupo: Brasil, Rússia, Índia, China e, mais recentemente, África do Sul. O Brasil sedia esta semana a VI Conferência de Cúpula dos Brics, que acontece em Fortaleza de 14 a 16 de julho. Durante três dias, ministros e chefes de Estado dos países estarão reunidos para discutir o desenvolvimento da economia dessas nações. (Com informações do Portal da Indústria)