Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Antonio Gonçalves

A capacitação dos chefs inscritos no 8º Festival Gastronômico de Taquaruçu teve início na segunda-feira, 14, e segue até o dia 26, no Colégio Crispim Pereira Alencar, em Taquaruçu. Os cursos são requisitos obrigatórios, conforme consta no regulamento do Festival e o certificado deverá ficar em local visível na barraca.

A palestra “Seja um Empreendedor”, realizada em parceria com o Sebrae Tocantins abriu a etapa de capacitação dos comerciantes. O analista do Sebrae, Rogério Maracaípe, falou sobre a importância do empreendedorismo e mostrou o passo a passo para a formalização de uma empresa, além de despertar nos participantes o espírito de liderança para serem “donos de seus destinos”.

O assessor técnico da Agtur, Augusto Brito, agradeceu a presença dos participantes e explicou a importância de cada etapa da capacitação, no qual é um incentivo para que os comerciantes ampliem seus negócios. Outro ponto reforçado pelo assessor é a data do sorteio da posição das barracas que acontece no outro sábado, 26, no dia do curso de manipulação de alimentos e a mudança do horário, para às 9 horas.

O chef Mário Benício é pioneiro no festival, participou de todas as edições e já venceu o concurso duas vezes. O comerciante comentou que os cursos são importantes para atualização e ao ser questionado sobre sua receita que irá concorrer este ano disse que o nome é “Nega Assanhada”, mas que não adianta perguntar o segredo da receita, porém garantiu ser uma receita deliciosa a base de carne de sol.

Já a chef Ângela Pedroso de Oliveira, que participa pela segunda vez do festival, enfatizou sua expectativa para este ano. “Esta edição tem tudo para ser dez, pois aprendi muito o ano passado para aprimorar e melhorar as vendas”, disse. O prato que a participante vai concorrer se chama “Escondidinho de Frutas”, que segundo ela, o diferencial é uma receita saudável e uma maneira diferente de comer frutas. (Secom Palmas)