Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Antônio Gonçalves

Foi assinada na manhã desta quarta-feira, 16, a ordem de serviço para a implantação de infraestrutura da Praia dos Buritis. A obra será executa pela empresa AGT Construções e Transporte Ltda e tem o valor total de R$ 2.283.400,07 (dois milhões, duzentos e oitenta e três mil, quatrocentos reais e sete centavos). Os serviços iniciam ainda este mês e devem ser concluídos em onze meses.

A solenidade de assinatura aconteceu no gabinete II, localizado na Diretoria de Meio Ambiente, e contou com as presenças do prefeito Carlos Amastha, dos secretários Marcilio Ávila (Infraestrutura e Serviços Públicos) e Germana Pires (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), e do presidente da Agência de Turismo de Palmas, Cristiano Rodrigues, além de comerciantes da praia.

De acordo com o prefeito, os usuários vão desfrutar da nova estrutura na próxima temporada. “Pelo  que está no projeto sem dúvida a praia dos Buritis será uma das mais bonitas da nossa cidade e os veranistas vão ter o prazer de frequentar o lugar”, enfatizou.

Projeto

O projeto arquitetônico contempla a construção do portal de entrada, reservatório de água, paisagismo, pergolado de madeira, chapéu de palha, cercamento de toda a área da praia, quiosques geminados de alvenaria para dois restaurantes e salas destinadas para administração que vai abrigar: Guarda Metropolitana, Corpo de Bombeiros e Atendimento da Secretaria de Saúde.

Ao todo 19 comerciantes exploram o local que segundo eles nos finais de semana chega a receber cerca de três mil banhistas. De acordo com o presidente da associação de comerciantes da Praia dos Buritis, Luis Carlos de Souza, há mais de 10 anos que eles esperam as obras. “Agora a realidade é outra, o prefeito Amastha não só assinou a ordem de serviço como também apresentou o dono da construtora responsável para tocar os serviços, outra realidade”, comemora Souza.

História

A Praia dos Buritis, distante 16 quilômetros do centro da Capital bem ao extremo sul da cidade, existe desde a formação do Lago de Lajeado e foi desbravada pelos próprios moradores que viram no local um lugar ideal para lazer. O local é frequentado principalmente pelos moradores de Taquaralto, Aurenys e Taquari, uma população estimada em 50 mil pessoas. (Secom Palmas)