Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Tocantins tem duas representantes no Conselho Nacional das Cidades (ConCidades). Foram empossadas entre os membros do 5º mandato a servidora da SCidades – Secretaria Estadual das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Maria de Jesus da Costa e Silva, representando o Governo do Tocantins, e Veneranda de Oliveira Elias, presidente da Facomto/Conam-TO, representando as entidades sociais do Estado.

Os novos conselheiros foram eleitos durante a 5ª Conferência Nacional das Cidades, realizada pelo Ministério das Cidades em novembro de 2013, que contou com a participação de mais de 240 mil pessoas de todo país. A posse aconteceu durante a 41ª reunião Ordinária do ConCidades, realizada em Brasília (DF) entre os dias 23 e 25 de julho.

O presidente do ConCidades e ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, saudou os novos membros e destacou a importância dos encontros. “Aqui estão todos os representantes que nós elencamos como sendo segmentos importantes para as cidades brasileiras. O diálogo está aberto e estamos aqui para apoiá-los na construção de uma melhoria para toda a sociedade”, disse Gilberto Occhi.

ConCidades

O Conselho das Cidades é um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura do Ministério das Cidades. Responsável pela discussão e diálogo sobre a formulação e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), o ConCidades avançou na construção de marcos estruturantes da política urbana do país nas áreas de planejamento, habitação, saneamento, trânsito e mobilidade nos últimos anos. (Com informações da Ascom do Ministério das Cidades)