Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Valério Zelaya

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da Diretoria de Proteção Básica, preparou uma programação especial, na tarde de segunda-feira, 28 de julho, para comemorar o Dia das Avós. Várias homenagens foram prestadas ao grupo da terceira idade do Centro de Convivência da Maturidade (CCM), pelos seus netos e profissionais do órgão municipal. 

Durante o evento foi  realizado a exposição de fotografias dos idosos, expressando carinho, além da surpresa que os netos fizeram aos seus avós com a entrega de flores em demonstração do amor. Também foram programadas variedades de atividades com  dinâmicas em grupo, música e muita animação, encerrando posteriormente com um delicioso coffee break

Segundo a coordenadora do CCM, Eliete Beoford, muitos idosos quando chegam ao órgão  pela primeira vez ficam acanhados. “Mas em pouco tempo são contagiados pelo ambiente e isso favorece, muitas vezes, na recuperação de doenças. Em relação à festa, são momentos de estreitarem ainda mais os laços de amizade. Vimos que a expectativa de vida da população está cada vez mais alta. Assim sendo, a intenção é de levar para a terceira idade  qualidade de vida e, por isso, investimos  nas ações e nos projetos para os idosos ”, reforça. 

O Diretor de Proteção Básica, Valmir Inácio, destacou a importância dos idosos estarem interagindo em  momentos como esse de festa e atividades. “Os idosos procuram pelo órgão quando se sentem sozinhos e precisam conversar, participar de atividades  ou aprender algo novo. A alegria deles é contagiante, o clima, o astral. Celebramos esse dia porque vemos a importância dos avós, a experiência que eles passam para família toda, enfim. É uma maneira de homenageá-los”, destaca o Diretor de Proteção Básica, Valmir Inácio. 

Rafael Dantas Torres, estudante,  conta que viveu toda a  sua infância em  companhia de  sua avó,  Irene  Ferreira Dantas, 85 anos. “Minha mãe precisava trabalhar  enquanto  minha avó cuidava de mim. Passamos por momentos difíceis por questão de saúde, quando minha avó precisou ser internada e ficou dias em coma no Hospital Geral de Palmas. Mas, graças a Deus,  já superamos esses momentos, e hoje ela  leva uma vida ativa, frequenta o CCM, faz atividades físicas e se diverte muito em companhia de suas amigas. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com eles,” enfatizou.  

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idoso

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idoso tem como objetivo geral proporcionar aos idosos atendidos nos 10 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), atividades lúdicas, de lazer, culturais, inclusão produtiva, favorecimento do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como orientações referentes aos seus direitos relativos à Carteira do Idoso, BPC, entre outros. Trata-se de um projeto que procura atender prioritariamente pessoas com 60 anos ou mais, que buscam atendimento/orientações técnicas nos Cras. (Secom Palmas)