Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Valério Zelaya

Com o propósito de incentivar o lazer na terceira idade, despertar e desenvolver as potencialidades dos idosos para aspectos criativos e sociais, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Diretoria de Proteção Básica, realizou na tarde desta terça-feira, 15, algumas atividades relacionadas à arte para o grupo de idosos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Aureny III e IV, e Centro de Convivência da Maturidade (CCM).

Durante o evento os idosos receberam dicas, técnicas e aulas práticas sobre desenho, pintura e um pouco de história sobre a vida e genialidade de Vincent Van Gogh, conhecido internacionalmente como um dos ícones do pós-impressionismo. O encontro revelou alguns benefícios da pintura em tela para a terceira idade como: exercício da capacidade de concentração e memória; observação do progresso da própria produção artística; elevação da auto-estima; exercício dos canais sensoriais e da imaginação.

A superintendente de Desenvolvimento Social, Ivanete Ribeiro, que na ocasião representava a secretária Maria Luiza Felizola, destacou que as atividades estimulam a comunicação, autonomia e sensibilidade, além de promover o fortalecimento de vínculos. “As várias opções para os idosos, como a arte se destaca por ser relaxante, excelente para ajudar a dominar a ansiedade. O idoso consegue manter-se física e intelectualmente ativo, e isso é fundamental para afastar doenças comuns para essa faixa etária,” concluiu.

“Quando a gente não tem o que fazer, qualquer dor aumenta. Acho muito importante ter um projeto e buscar sempre aprender e criar coisas novas”, enfatizou Maria José, aposentada, 78 anos.

Segundo o Diretor de Proteção Básica, Valmir Inácio, a Sedes vem realizando vários cursos que atendem o público da terceira idade. “Cursos relacionados à pintura trazem muitos benefícios para a pessoa idosa, que, no aspecto emocional, diminui a tendência ao isolamento e à depressão, além de proporcionar uma melhora nos relacionamentos interpessoais pela possibilidade de conhecer pessoas novas e desenvolver uma ampla rede de amigos,” ressaltou.