Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Antônio Gonçalves

Com uma reestruturação ampla em seu espaço e mobiliário novo, a Biblioteca Jaime Câmara deverá ser reaberta à população em três meses, devendo contar com novos serviços. Segundo o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Gerson Alves, as obras no local fazem parte das reformas que estão sendo realizadas no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, que abrangem ainda o Theatro Fernanda Montenegro e a Sala Sinhozinho. “Estamos fazendo uma reforma de qualidade no Espaço Cultural, a exemplo da biblioteca, que está sendo trocado piso, mobiliário, reestruturado o espaço físico”, explica o presidente.

As obras também atendem as adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros previstas na Lei de Prevenção e Combate ao Incêndio e Pânico nº 1787, de 15 de maio de 2007.

De acordo com Alves, os espaços estão passando por reformas substanciais, que irão proporcionar conforto e mais opções de lazer ao público que frequenta o local, a exemplo da biblioteca que irá acolher o Núcleo Integrado de Literatura e Arte (Nila), que contará com galeria de arte, biblioteca com espaço infantil, um pequeno palco para apresentações artísticas com acervos de livros virtuais em parceria com a UFT, que também ministrará oficinas e capacitações.

Sala Sinhozinho

Assim como a biblioteca, a Sala Sinhozinho está passando por uma reforma mais planejada, atendendo as exigências da Agência Nacional de Cinema (Ancine). O projetor do cinema que antes era analógico está sendo trocado por um digital com tela de cinco metros de altura e três de largura. Além disso, a Sala contará com novas poltronas, piso e pintura.

Theatro Fernanda Montenegro

Já o Theatro Fernanda Montenegro teve todo o sistema de ar condicionado trocado e também a sua iluminação. Com relação a outras readequações do local, Alves informou que estão em estudo e que deverão entrar no PPA de 2015, a exemplo da revitalização das obras externas do Espaço Cultural.

Centro de Criatividade

Com objetivo de ser um centro de excelência, visando aprimorar talentos locais, o Centro de Criatividade deverá entrar em funcionamento no próximo ano, uma vez que todo o local está sendo reestruturado.

O Centro contará com corpo de baile (dança) estúdio fotográfico e fonográfico, coral municipal e orquestra sinfônica. “Aqueles que destacarem-se nos centros, que atualmente funcionam no Salesiano Dom Bosco, no Setor Morada do Sol, em Taquaralto, no Ponto de Cultura Arte-Fato, na Região Norte e em Taquaruçu,  irão aperfeiçoar-se nesse Núcleo”, disse Alves. (Secom Palmas)