Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou, através da portaria DAS Nº 188, o recredenciamento do LAAG- Laboratório Animal da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) localizado no município de Gurupi.   

Segundo a responsável técnica pela Divisão de Laboratórios da Adapec, Mary Jane Abreu, o Mapa em 2011 solicitou que todos os laboratórios nacionais buscassem até junho de 2014 o credenciamento junto ao Inmetro. “Todos os laboratórios foram descredenciados em junho e o funcionamento é permitido conforme comprovação de que o laboratório esteja regularizado”, disse. 

No Estado do Tocantins até o momento, apenas o laboratório da Agência foi liberado. “O LAAG realiza exames de anemia infecciosa equina e fomenta o controle desta doença, além de oferecer um serviço acessível e de qualidade para os criadores de equídeos. Dessa forma contribui também para o controle e erradicação da doença não só do Tocantins, mas também de outros estados que fazem trânsito de animais por esta região”, explica Mary Jane.

Segundo Mary Jane a Adapec está cumprindo com excelência as exigências do Mapa. “Os laboratórios passam por vários processos de avaliação, já que obter o reconhecimento do Mapa é um diferencial competitivo, pois o diagnóstico tem validade internacional”. Ainda segundo Mary Jane o laboratório da Adapec estará em funcionamento dentro de trinta dias, pois está passando por melhorias técnicas para garantir um sistema de gestão de qualidade que atende as normas aplicáveis.