Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Elson Caldas

Foto: Elson Caldas

O Sistema Nacional de Empregos no Tocantins (Sine – Tocantins), núcleo central Palmas, está realizando os cursos de Relações Humanas e Técnicas em Vendas, destinados a trabalhadores que desejam se capacitar e, assim, conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

A instrutora de cursos de capacitação do Sine Palmas, Adriana Quirino, destaca a importância de o Sine oferecer cursos de capacitação para os trabalhadores. “Aqui é o local onde as pessoas que não estão trabalhando procuram uma vaga de emprego e, como o mercado exige trabalhadores capacitados, o Sine procura capacitar esses profissionais que estão desempregados para que, assim, eles conquistem um emprego”, enfatizou. 

A instrutura conta que os cursos são escolhidos de acordo com as demandas do mercado de trabalho e que no primeiro semestre deste ano já foram capacitadas 1.467 trabalhadores.

Keila Fernandes chegou a Palmas recentemente e diz ter procurado os cursos do Sine para conhecer as demandas do mercado de trabalho local. “Estou fazendo o curso de Relações Humanas para me adequar ao mercado de trabalho de Palmas. Este é um curso que todos os trabalhadores, mesmo conhecendo do assunto, deveriam fazer”, considerou.

Já o servidor público Antônio Pereira da Conceição buscou o curso para se aperfeiçoar. “Estou fazendo o curso para me capacitar e melhorar o meu currículo. Sou servidor público de carreira desde 2000, mas sempre busco aprender coisas novas e me qualificar”, ressaltou.

Sine

O Sine realiza a intermediação de mão de obra e visa colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Esse serviço busca propiciar informações e orientações ao trabalhador quanto à escolha de emprego e ao mercado consumidor de mão de obra, sobre a disponibilidade de recursos humanos, a fim de promover o encontro de oferta e demanda de trabalho, auxiliando no recrutamento de trabalhadores por parte dos empregadores e na colocação dos trabalhadores em vagas disponíveis.

Cursos

Iniciou-se nessa segunda-feira, 11, e termina na próxima sexta-feira, 15, o curso de Relações Humanas. O horário das aulas é das 8 às 12 horas, contabilizando 20 horas aulas. Já o curso de Técnica em Vendas se iniciou também nessa segunda-feira e se estende até o dia 22. O horário das aulas é de 14 às 18 horas, com carga-horária de 40 horas.

Os cursos são gratuitos e para se inscrever o trabalhador deve ter idade mínima de 16 anos e realizar o cadastro no Sine antes ou durante as aulas.

Endereço

O núcleo central do Sine em Palmas fica na Quadra 104 Sul, Acse 01, conjunto 01, em frente ao Camelódromo. (ATN)