Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A massa de ar seco e a baixa umidade, eventos naturais comuns nesta época do ano em Palmas, aliados ao vento, à poeira e à fumaça proveniente de queimadas, são propícias para o ressecamento das mucosas e da pele. Fazem com que as pessoas fiquem mais sensíveis a inflamações e infecções, que prejudicam a qualidade de vida da população, que precisa tomar cuidados neste período. De acordo com a pneumologista, Jussara Martins Oliveira, esses sintomas atingem todas as faixas etárias mas é necessário um cuidado especial com crianças, idosos e pessoas que já são portadoras de doenças alérgicas e problemas respiratórios.

No caso das crianças, as escolas municipais de Palmas já estão adotando algumas estratégias visando à saúde das mesmas. Dentre as ações, segundo a diretora de ensino, Jordana Jácome, professores foram orientados para que somente realizem atividades físicas leves e em áreas cobertas, além de orientarem os alunos sobre o que deve ser feito neste período, como o consumo constante de água e o uso de roupas mais frescas. 

Hidratação

Ainda sobre como se prevenir, segundo a pneumologista Jussara,  é importante que as pessoas lembrem-se de colocar água no ambientes da casa e também toalhas umidificadas e umidificadores. “Outra opção são os ventiladores com jato d’água que ajudam bastante”, lembra.

Outra coisa que pode ser feita, segundo a médica, é o uso do soro fisiológico no nariz e olhos para prevenir inflamações. 

Com relação a atividades físicas, se a umidade do ar estiver abaixo de 20%, a pneumologista recomenda reduzir o ritmo e quando estiver se exercitando tomar bastante liquido. “As pessoas devem se preocupar com a hidratação, tomando cerca de três litros de líquidos por dia”, acrescenta. 

Recomendações

Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas.

Beba bastante água e não espere sentir sede. A atenção deve ser redobrada com as crianças, idosos e pessoas que já são portadoras de doenças alérgicas e problemas respiratórios. 

Umidifique os ambientes utilizando um umidificador portátil, ou, quando não for possível comprar o aparelho, pendure toalhas molhadas ou coloque uma bacia com água. Evite deixar as toalhas encharcadas, prevenindo-se das quedas. 

Instile soro fisiológico nos olhos e narinas para amenizar os sintomas de ressecamento.

Mantenha a casa limpa.