Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

 Nos dias 18 a 22 de agosto, segunda à sexta-feira, acontece a Campanha Nacional de eliminação dos Três Bichos e a Secretaria de Saúde de Palmas (Semus), através da Diretoria de Vigilância em Saúde/Gerência de Vigilância Epidemiológica, realiza neste período diversas ações nas Escolas da Rede Municipal. Em Palmas, a campanha atenderá mais de 24.700 alunos.

A solenidade de abertura da campanha acontece no dia 18, na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo Cruz da Silva, na Rua SF 11, APM 07 – Setor Santa Fé, às  9 horas.

O objetivo da campanha é identificar casos da hanseníase, o tratamento profilático das geohelmintíases e a identificação e tratamento dos casos positivos de tracoma e dos seus contatos domiciliares. O alvo da campanha são educandos com idade ente 05 a 14 anos de toda a rede Municipal de Educação.

Os alunos receberão um Termo de Consentimento, que deverá ser assinado pelos pais ou responsáveis, para poderem participar da avaliação contra Hanseníase, tratamento das Verminoses e avaliação e tratamento do Tracoma.

Geohelmintíases

As geohelmintíases são parasitoses intestinais, sendo os principais sintomas: cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, apendicite aguda, fraqueza e cansaço. Já o tracoma é doença infecciosa ocular que acomete a conjuntiva e a córnea, em decorrência de repetidas infecções, que podem levar à cegueira. A Hanseníase é uma doença representada por manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. (Secom Palmas)