Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) divulgou na quarta-feira, 13 o resultado da concorrência para o Vestibular 2014/2. Este é o último vestibular realizado diretamente pela UFT e oferece um número menor de vagas, já que 50% das vagas estão disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificado, o Sisu. A partir da próxima edição o vestibular da Universidade será integrado ao Sisu e todo o processo seletivo será realizado pelo sistema do Ministério da Educação.

Com o número de vagas reduzido, a concorrência desta edição ficou ainda mais acirrada. Na edição 2014/1 do vestibular, cada vaga para o curso de Medicina era disputada por cerca de 119 candidatos, na modalidade de concorrência Universal. Para este vestibular, a razão é de 218 candidatos para cada vaga na mesma modalidade. Nesta edição também começa a valer a reserva de vagas pelo sistema de cotas para quilombolas. A UFT já adotava por medida própria a reserva de cinco porcento das vagas para a população indígena, e a partir deste vestibular passa a adotar a mesma quantia para a população originária de quilombos. 

Além deste sistema próprio, a UFT ainda segue as diretrizes da Lei 12.711/2012, que prevê uma reserva de vagas pelo sistema de cotas para famílias com renda até um salário mínimo e meio ou superior, sendo a família parte da população negra, parda ou indígena ou não. A lei também prevê que até o ano de 2016 essas reservas cheguem a 50% do total de vagas.

De acordo com a pró-reitora de graduação, professora Berenice Feitosa, a UFT já passa a adotar essa medida na próxima edição do vestibular. "O Vestibular 2015/1 já vai ser integrado com o Sistema de Seleção Unificado e também já vai atender ao previsto em lei a respeito das cotas, reservando os 50% das vagas para os casos previstos", explica Berenice. 

Horários das provas 

As provas gerais do Vestibular 2014/2 acontecem neste domingo, a partir 8h10 no período da manhã e 15h10 na parte da tarde. As provas de habilidades específicas para o curso de Arquitetura e Urbanismo acontecem no sábado, a partir das 15h10. Os candidatos inscritos devem chegar com antecedência aos locais de prova para evitar tumulto. 

Os candidatos que farão o certame no Câmpus da UFT em Palmas precisam ficar mais atentos aos horários, já que na manhã de domingo acontece a Primeira etapa Palmas do Circuito Nacional Sesc Triathlon próximo ao Câmpus. A largada do Circuito será as 8h15, porém, a partir das 7h50 a ponte que liga Palmas ao outro lado do lago já estará parcialmente interditada. (Acom UFT)