Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Ascom Semades

A ação de educação ambiental Bonfim Mais Limpo foi um dos destaques da organização do Festejo do Senhor do Bonfim deste ano. De acordo com o reitor do santuário do Bonfim, padre Joatam, “A ação corpo a corpo provocou, sem dúvida, uma mudança na romaria do Senhor do Bonfim”.

A campanha realizada pela da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), terminou no domingo, 17, e deixou muita gente satisfeita. O comerciante Cícero dos Santos Nogueira, de Bom Jesus da Lapa (Bahia), participa da romaria há 4 anos. Ele destacou a importância da distribuição das lixeiras no povoado e disse que está mais organizado e limpo. “Cada lixeira tem um adesivo para colocar o tipo de material. Quem é consciente não joga nem um papel de balinha no chão, pois já tem a lixeira certa”, afirmou. 

Durante seis dias, educadores ambientais da Semades e Naturatins abordaram romeiros, comerciantes e turistas para lembrá-los da importância da limpeza no povoado do Bonfim (a 23 km de Natividade-TO) e das margens do Rio Manoel Alves, onde muitas pessoas se aglomeravam no período da festividade. Ao mesmo tempo, uma equipe de agentes de limpeza recolhia latas de alumínio, garrafas pet, papel e outros resíduos descartados no chão. 

Mais de 70 lixeiras foram espalhadas no povoado e a equipe utilizou quase quatro mil sacos de 200 litros, para o recolhimento dos resíduos. Uma pesquisa feita com cerca de 80 pessoas vai servir de parâmetro para realização da ação nos próximos anos.

A assessora técnica da Semades, Luciana Gaspar Macrine, ressaltou que a ação Bonfim Mais Limpo foi percebida em meio a uma grande quantidade de pessoas. “Nos dias de maior movimento, o que fizemos ainda não foi o suficiente, em virtude do número de pessoas e de lixo. Mas, por ser o primeiro ano, a gente conseguiu fazer a diferença, o nome Bonfim Mais Limpo pegou e da próxima vez podemos aumentar e melhorar a ação”, concluiu. (Acom Semades)