Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A força tarefa de combate às queimadas florestais no município de Palmas criada na última sexta-feira, 15, realizou no fim de semana rondas para orientação e notificação quanto à origem dos focos de incêndios florestais. As ações foram concentradas na região de Taquaruçu, e realizadas por equipes da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Naturatins, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semdu), Guarda Ambiental, Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito (SMSDCT) e Cipra, que auxiliaram também na identificação das rotas e no deslocamento dos grupos de combate.

Os trabalhos foram realizados através dos veículos leves e os combatentes utilizaram abafadores e bombas costais para debelar mais de 20 quilômetros de linha de fogo, a fim de evitar a destruição de redes elétricas, cercas, pastos e a vegetação nativa, além das residências, bem como prevenir a comunidade de outros danos ambientais, prejuízos materiais e perdas humanas.

Para as ações do fim de semana a força-tarefa contou com caminhonetes equipadas para combate, caminhão ABTF para suporte de água, caminhões-pipa para suporte de água; veículos de apoio,  viatura de fiscalização, além de servidores dos órgão envolvidos.

Vale lembrar que o combate aos focos de incêndio na região de Taquaruçu deverão continuar durante todo o período de estiagem no Tocantins. (Secom Palmas)