Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal  de Saúde em parceira com a Secretaria Municipal de Educação, promove na quarta-feira (20), a abertura oficial da campanha contra hanseníase, verminose e tracoma. A campanha traz como tema “Prevenção e saúde também são matérias da escola” , e será realizada nas escolas da rede pública de ensino.

O evento de abertura será na Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, localizada no setor leste da cidade,  com início previsto para  às oito horas, porém, os trabalhos dos profissionais de saúde já iniciaram na manhã desta segunda-feira (18).

A coordenadora do Programa de Hanseníase, Monica Paula Oliveira está à frente da campanha em Gurupi e enfatiza que a meta é atingir  10 escolas estaduais e municipais, contemplando mais de três mil  alunos   na faixa etária  dos 5 aos 14 anos no  município.

Segundo a coordenada, para o enfrentamento da hanseníase a estratégia é o uso de relatórios de autoimagem. ‘‘Os alunos vão levar os relatórios para casa com o desenho do corpo humano onde eles vão marcar onde há manchas sugestivas para hanseníase. Lembrando que hanseníase é toda mancha que apresenta falta de sensibilidade. Dependendo dessa mancha, o paciente será encaminhado para uma análise mais detalhada em uma unidade de saúde’’, informa Mônica.

A tracoma é uma doença crônica considerada endêmica no Brasil, caracterizada pela inflamação nos olhos e é transmitida por contato direto e indireto. Para o combate dentro das escolas serão escolhidas 300 crianças de forma aleatória para fazerem os exames oculares.

Já contra a verminose todas as crianças de 5 a 14 anos, com a autorização dos pais, vão receber o tratamento com vermífugos.

Enquanto a hanseníase é marcada pela presença de machas no corpo que não apresentam sensibilidade. As verminoses são doenças causadas por vermes e apresentam sintomas como dores abdominais, vômitos, anemia e em casos mais graves pode comprometer a atividade cerebral.

A campanha termina no dia 26 e durante esses oito dias as equipes compostas por enfermeiros, agentes comunitários de saúde, psicólogos e fisioterapeutas.