Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Lucas Nascimento

O 1º Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets) definiu no último sábado, 16, os campeões estaduais do atletismo, bocha, tênis de mesa e natação. As provas foram realizadas em Palmas e contaram com a participação de mais de 80 paratletas de todo o estado. Participaram dos Jogos estudantes de 12 a 19 anos. Além de medalhas, os vencedores conquistaram vaga para as Paralimpíadas Escolares de 2014, que serão realizadas em São Paulo, no mês de novembro.

As provas do atletismo foram realizadas no Complexo Esportivo da 403 Norte. Os estudantes competiram nas modalidades 100m, 300m, 400m, 1000m, 1500m, salto em distância, lançamento de dardo e arremesso de peso. Na categoria de 12 a 14 anos, Gabriel Alves Costa Lima, de Gurupi, e Isadora da Silva Galvão, de Dianópolis, faturaram o ouro no salto em distância. Nos 100m, os campeões foram João Victor Silva, de Colmeia, e Andreia Ramos da Silva, de Paraíso. Já o estudante Mateus Barbosa Santos, de Porto Nacional, e Andreia Ramos da Silva, de Paraíso, foram os destaques dos 300m. Mateus ainda garantiu o ouro no arremesso de peso.

Na categoria de 15 a 17 anos, os destaques no arremesso foram Caio Junior Vieira, de Colmeia, e Rhailma Julia, de Palmas. Nos 100m, Daniel Feitosa Ferreira, de Miracema, e Joelmária Araujo da Silva, de Araguaína, chegaram na frente. Claudio Jardim, de Guaraí, e Joelmária Araujo da Silva, de Araguaína, venceram os 400m. Nos 1000m, Lucas Taveira dos Santos, de Tocantinópolis, ficou com o ouro. Daniel Feitosa Ferreira, de Miracema, e Mariele da Silva Oliveira, de Araguaína, foram os campeões nos 1500m.  Já no salto em distância, a vitória foi de Delcimar Alves Gonçalves, de Porto Nacional e mais uma vez de Joelmária Araujo da Silva, de Araguaína.

Na categoria de 18 a 19 anos, destaque para Danilo de Sousa, de Araguaína, que foi o primeiro colocado nos 400m e no salto em distância. Já José Neto, de Mateiros, recebeu ouro no arremesso de peso; e Raquel Alves Pereira, de Paraíso, garantiu a melhor colocação no salto em distância.

Outras provas

As provas de natação, tênis de mesa e bocha foram realizadas na Apae da capital e definiram os campeões Lucas da Silva, de Porto Nacional, ouro na natação; Felipe Barbosa, primeiro lugar na  bocha; e Natalia Silva, de Palmas, Libina, de Alvorada, Marcus Vinicius, de Gurupi, Claudio Henrique e Gabriel Dias, de Guaraí, medalhistas de ouro do tênis de mesa.

De acordo com o coordenador de Desporto Educacional da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Carlos Ricardo dos Santos, a participação dos paratletas surpreendeu pela disposição e compromisso dos alunos com o esporte. Para ele, o resultado não poderia ser melhor. “Não tivemos nenhum problema, o saldo da primeira edição dos jogos é positivo e a competição vai ser referência para as próximas”, disse.

Paralimpíadas

Com as medalhas no peito, os paratletas campeões estão agora com o pensamento nas Paralimpíadas, que serão realizadas de 24 a 29 de novembro, em São Paulo, na categoria 12 a 17 anos.

Para Gabriel Dias, ouro no tênis de mesa, a fase nacional não é novidade. Ele estreou em 2013 na competição e ficou com a quarta colocação. Aos 17 anos, Gabriel pratica o esporte há dez e pretende manter o bom desempenho da primeira participação para voltar para casa com o ouro. “Eu treino diariamente, por duas horas, vou manter minha preparação e buscar ser campeão em São Paulo”, ressaltou.

Já a estudante Joelmária Araujo da Silva, que foi prata nos 100m e no salto em distância nas Paralimpíadas de 2013, este ano vai para a disputa no salto em distância, nos 100m e 400m. “Foi muito legal a prova do Parajets, estou muito animada para ir para São Paulo e desta vez quero voltar com o ouro”, afirmou.

Para os professores e técnicos, a chance dos alunos participarem de uma competição nacional é uma maneira de promover a inclusão e estimular o desenvolvimento dos estudantes por meio do esporte. “O ano passado foi o primeiro ano que o Tocantins participou das Paralimpíadas Escolares, agora com o Parajets, todo ano, a gente vai levar um grupo grande e, com certeza, seremos destaque nacional”, frisou o técnico Hamilton Alves Costa. (Ascom Seduc)