Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Com baixo custo de produção e renda garantida, a apicultura tem sido apontada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), como uma boa alternativa de complementação da renda do pequeno e médio produtor rural. Dentre as ações desenvolvidas para estimular o setor, o Curso de Boas Práticas de Processamento em Apicultura tem sido um dos destaques de 2014. O próximo município a receber a capacitação é Aliança, localizado a 181 km de Palmas, e as aulas teóricas e práticas serão desenvolvidas na Casa do Mel, nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22.

Para a apicultora e representante da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Aliança do Tocantins (Aprat), Maria de Lourdes Almeida, o curso irá beneficiar bastante as mais de dez famílias que produzem mel no município. “Com a capacitação, daremos mais um passo rumo ao SIF (Serviço de Inspeção Federal) para expandir ainda mais nosso mel, que hoje só expomos em feiras. Vai ser muito bom”, comentou.

Além dos produtores do município, também participarão do Curso de Boas Práticas de Processamento em Apicultura, representantes de outras sete Casas do Mel da região Sul do Estado, sendo elas: Crixás, Formoso do Araguaia, Jaú, Araguaçu, Gurupi, Brejinho e Figueirópolis. “A intenção é mostrar todos os passos de higienização e processamento correto para que nesta safra a qualidade do mel produzido e processado nas Casas do Mel já seja melhor”, explica a médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, acrescentando que a safra do mel começa em julho e termina em setembro, época em que florescem as flores no cerrado tocantinense.

Capacitações

Os cursos estão sendo realizados em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e com as prefeituras municipais, que estão custeando todos os materiais de uso como botas, aventais, tocas e máscaras, entre outros itens de limpeza. Ao final da capacitação, os apicultores recebem certificado e a Casa do Mel um Manual de Instrução para o correto processamento do mel, além de higienização do local. Nos dias 13 a 15 de agosto, a capacitação foi realizada em Nova Olinda, reunindo apicultores da região Norte do Estado.

Entenda

Construídas com recurso da Fundação Banco do Brasil, as Casas do Mel foram instaladas pela Seagro, em parceria com a Federação Tocantinense de Apicultores (Fetoapi). O objetivo é viabilizar o Selo de Inspeção Federal (SIF), já que com o selo inserido nos produtos, o consumidor tem mais confiança ao comprar o mel que foi manipulado dentro dos padrões de qualidade exigidos e, consequentemente, o produtor tem mais valorização e reconhecimento vendendo um produto que é certificado. Em 2013, foram produzidas 210 toneladas de mel e para este ano a Fetoapi tem a expectativa de dobrar a produção.

Programação

Dia 21 - 9h (parte teórica)

- Como fazer para garantir a produção do mel com qualidade e segurança?

- O que são boas práticas?

- Quais as contaminações que podem ocorrer no mel?

- Higiene dos manipuladores

- Higiene nas Indústrias de alimentos

Dia 21 – 13h (parte prática)

- Higiene dos Manipuladores

- Limpeza da UE

Dia 22 – 8h (parte prática)

- Desinfecção da UE

Dia 22 – 13h – discussão em grupo

- Definição da rotina e frequência de trabalho na UE

- Escolha dos locais para fixação de procedimentos (Ascom/Seagro)