Esporte

Foto: Manoel Lima

Mais de 30 delegações de escolas estaduais, municipais e particulares de Palmas participaram na noite desta última terça-feira, 19, da abertura oficial da etapa regional dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) em Palmas. A apresentação dos atletas que participam da competição na categoria 15 a 17 anos foi realizada no ginásio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

A Fanfarra do Centro de Ensino Médio (CEM) de Taquaralto abriu a cerimônia, que contou ainda com o desfile das delegações, juramento dos atletas e acendimento da tocha olímpica feita pelo aluno do Colégio da Polícia Militar, João Bastos. Um número de dança também foi apresentado pela equipe do Colégio Estadual Augusto dos Anjos.

Ao todo, 685 alunos de 31 escolas de Palmas participam desta fase da competição. Até o próximo sábado, 29, serão definidos os campeões nas modalidades de tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, futsal, basquete, atletismo e xadrez.

“Os Jets são a culminância do esforço pessoal dos alunos, do empenho dos professores, treinadores, diretores. Uma vez que eles correspondem no ambiente escolar, cabe a nós proporcionar eventos como os Jogos para estimular a prática esportiva e a socialização entre os estudantes”, afirmou a secretária Adriana Aguiar durante a solenidade de abertura dos Jogos, ressaltando a importância das parcerias com a rede municipal, o IFTO e órgãos do governo do Estado para a realização da etapa regional na capital.

Para o diretor regional de Ensino de Palmas, Adolfo Bezerra de Menezes, a expectativa é grande para mais esta fase dos Jets, que envolvem estudantes de 15 a 17 anos. “É contagiante a empolgação de todos os professores e desses jovens alunos. Pelo clima da abertura, a etapa vai ser um sucesso”, disse.

Alunos atletas preparados

Entre os atletas, veteranos e estreantes esperam conquistar o titulo da regional e se classificarem para a fase estadual. Dhavylla Hortegal, ponteiro do time de vôlei do Colégio Estadual São José, campeão dos Jets de 2013 e medalhista de prata nos Jogos Escolares da Juventude, quer buscar mais uma vez a conquista estadual e chegar ao ouro também no brasileiro. “Somos favoritos ao título, mas precisamos entrar e representar nosso colégio, dando o nosso melhor. Temos a responsabilidade de sermos vice-campeões nacionais, é uma honra, mas a nossa meta é o ouro”, frisou.

Clésio dos Santos Araujo, atleta do basquete do CEM Santa Rita, ainda não conquistou títulos nos Jets, mas acredita que este ano vai ser diferente. “Esperamos fazer grandes jogos para chegarmos à etapa estadual; nosso time está completo, estamos treinando todos os dias, o nosso professor também está bem motivado, desta vez vai dar certo”, afirmou.

Para o técnico de Desporto da DRGF da capital, Claudio Andrade, além da prática esportiva, os Jogos promovem um momento de confraternização entre os alunos atletas. “Esses jovens passam o ano todo esperando por este momento, é mágico para eles representar suas escolas e participar desta festa. Esperamos fazer um Jets bacana, para que eles possam vir entusiasmados, trazer sua torcida e seus familiares”, disse.

Jogos Estudantis

Palmas é a última cidade do estado a realizar a fase regional dos Jets, na categoria 15 a 17 anos. Em setembro, os melhores atletas de todo o Tocantins se enfrentarão na fase estadual dos Jogos e os campeões seguem para a competição nacional, em novembro.

Na categoria 12 a 14 anos, os representantes do Estado nos Jogos Escolares Brasileiros já foram definidos no mês de junho. Os alunos agora se preparam para competir em Londrina / PA, em setembro, na fase nacional.

Os paratletas do Tocantins que vão para as Paralimpíadas Escolares em São Paulo, no mês de novembro, também já foram definidos no último fim de semana. A fase estadual dos Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets) reuniu cerca de 90 estudantes. (Ascom Seduc)