Estado

Foto: Divulgação Região do Bico do Papagaio, norte do Tocantins, recebe novas instalações da Justiça Eleitoral Região do Bico do Papagaio, norte do Tocantins, recebe novas instalações da Justiça Eleitoral

Na próxima sexta-feira e sábado (22 e 23/8), a 21ª e 12ª Zonas Eleitorais de Augustinópolis e Xambioá receberão do Tribunal Regional Eleitoral do 
Tocantins (TRE-TO) as sedes definitivas de seus Cartórios Eleitorais. Em Augustinópolis, a solenidade de inauguração acontecerá às 18 horas do dia 22, na Rua Antonio Sousa Gomes, S/N Centro e em Xambioá no dia 23 às 10h30, na Rua Miguel dos Santos Barros, esquina com Avenida A.

As duas unidades atenderão mais de 50 mil eleitores, dos municípios de Augustinópolis (21ª ZE), Carrasco Bonito, Praia Norte, Sampaio, São Sebastião do Tocantins e de Xambioá (12ª ZE), Ananás, Araguanã e Riachinho.

As novas sedes possuem área construída de 250 m², e são constituídas de uma central para atendimento ao público, duas salas para apoio administrativo, gabinete do juiz, uma sala para audiências, arquivo, garagem, depósito de urnas, copa e quatro banheiros, sendo dois destinados ao público e os outros aos servidores.

Plano de obras

Os prédios fazem parte do Plano de Obras do TRE-TO, que obedece a Resolução 114/10, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Resolução nº 23.369/11, do Tribunal Superior Eleitoral.

Com planejamento iniciado ainda em 2005, e com a inauguração de Augustinópolis e Xambioá, o TRE-TO já contabiliza 32 sedes próprias de Cartórios, nas 35 Zonas Eleitorais de todo Tocantins. Em junho, a comunidade da 5ª ZE recebeu o novo prédio e estão previstas para este ano as sedes da 13ª ZE de Cristalândia e 26ª ZE de Ponte Alta. A construção do Cartório da 29ª ZE de Palmas está em fase de estudos e planejamento. (Ascom TRE)