Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Nos dias 27 e 28 de agosto, a Taanteatro Companhia (SP) apresenta o espetáculo de dança Androgyne – Sagração do Fogo. A apresentação acontece às 20h, no Teatro Sesc Palmas e se desenvolve em torno do tema da identidade sexual. 

O espetáculo trata do significado clássico da androginia. Considerado, usualmente, como a mistura de características femininas e masculinas e um único indivíduo, ou ainda, uma forma de descrever um ser que não é nem do sexo feminino e nem masculino, a androginia é descrita pela companhia Taanteatro como a unidade e perfeição espiritual.

A encenação investe no hibridismo entre a dança e as artes visuais para compor coreografias que testemunham uma experiência singular e extra-dogmática do Sagrado. Androgyne é resultado da trajetória de Alda Maria Abreu junto à Taanteatro Companhia, que dedicou sua pesquisa e criação à verticalização dos processos didático-criativos do taanteatro ou teatro coreográfico de tensões. 

Taanteatro

A Taanteatro Companhia foi fundada em 1991 em São Paulo pela coreógrafa Maura Baiocchi e por integrantes do Núcleo Taantécnica Butoh. Desde a sua fundação, a Taanteatro Companhia dedica-se concomitantemente à pesquisa, formação e criação artísticas. 

Difunde o teatro coreográfico de tensões não somente através de suas próprias produções, mas também por meio de oficinas, preparação corporal, assessoria, supervisão, coreografia e direção em cooperação com outras companhias, a televisão, diretores de cinema e universidades. Fora do contexto das artes performáticas, a abordagem taanteatro é também empregada para fins terapêuticos e de criatividade em geral.

A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro. A apresentação acontece nos dias 27 e 28 de agosto, às 20h, no Teatro Sesc Palmas. A classificação indicativa é 12 anos.