Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Em comemoração aos 66 anos do município de Miracema do Tocantins foi entregue nesta segunda-feira, 25, para a população da cidade e região, novo Centro Regional de Atenção Psicossocial (CAPS I) que irá beneficiar os municípios de Miracema, Lajeado, Miranorte, Rio dos Bois e Tocantínia. Um investimento da Prefeitura Municipal de Miracema em parceria com os Governos Estadual e Federal.

O CAPS I de Miracema irá prestar atendimento multiprofissional para pessoas com transtorno mental e/ou dependentes químicos decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Este novo Centro irá ampliar a oferta dos serviços de atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde do Tocantins, colaborando com a Rede de Atenção Psicossocial do Estado que inclui: Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviço de Residência Terapêutica e Serviço Hospitalar de Referência, em casos de surto, como preconizado na Política Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

Para a prefeita de Miracema, Magda Borba esta é uma grande conquista para a gestão que beneficiará toda a região com atendimentos multiprofissionais de qualidade e em espaço adequado para o tratamento dos transtornos mentais.

Atualmente o Estado do Tocantins possui 17 CAPS – Centros de Atenção Psicossocial, sendo três do tipo Caps AD específicos para álcool e drogas. Além destes serviços os pacientes do Tocantins também contam 10 leitos no Hospital Regional de Araguaína e 11 leitos no Hospital Geral de Palmas para internações em caso de surtos.

Os casos mais comuns de atendimentos nos Caps são esquizofrenia, depressão, transtornos bipolares, afetivos, álcool, crack e outras drogas. (Ascom Sesau)