Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Acontece na Embrapa Pesca e Aquicultura de hoje até a próxima quarta-feira, 27, o primeiro módulo de capacitação continuada em cultivo de tambaqui em tanque-rede. A atividade faz parte do Projeto Peixe Mais, que trabalha também com o sistema de cultivo da espécie em viveiro escavado.

Cerca de 40 técnicos devem participar da capacitação e, posteriormente, atuar como multiplicadores, levando o conhecimento a outras pessoas com quem trabalhem, sobretudo piscicultores do Tocantins. “Nossa expectativa é capacitar esse grupo, de forma que haja um estímulo ainda maior à produção em tanques-rede, principalmente nos municípios contemplados com parques aquícolas. Um técnico bem capacitado tem potencial para prestar uma assistência mais adequada a produtores e minimizar a ocorrência de graves problemas nos primeiros ciclos de produção, que poderiam levar a uma desistência da atividade. Daí a necessidade de realizarmos esta formação, já que é uma modalidade de cultivo relativamente nova no Estado”, explica Hellen Kato, coordenadora técnica da capacitação.

Hellen é analista de transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura. Segundo ela, “além do pensamento voltado para os municípios no entorno do lago (de Palmas), as palestras contemplarão situações de produtores que desejarem iniciar produções em leitos de rio e em outros reservatórios, desde como licenciar até o processo produtivo em si. Assim, esses técnicos poderão prestar assistência e levar informações corretas a produtores do estado em qualquer situação referente à produção em tanques-rede”.

Programação

Estão previstas palestras e discussões sobre os seguintes temas: panorama da aquicultura; tanque-rede: conceitos iniciais; legislação ambiental para tanques-rede; associativismo e cooperativismo; noções de uso de GPS; batimetria; plano safra; legislação para o parque aquícola; acesso a mercados institucionais; treinamento para o Programa de Aquisição de Alimentos / Programa Nacional de Alimentação Escolar (PAA/PNAE).