Palmas

Foto: Valério Zelaya

As operações e fiscalizações de trânsito serão realizadas todos os dias  durante o 8º Festival Gastronômico, que acontece de 27 a 31 de agosto, em Taquaruçu. As ações iniciam na Avenida Taquaruçu, em Taquaralto, e se estendem até o portal de entrada do Distrito.

As ações educativas e fiscalizadoras serão permanentes no entorno do circuito gastronômico e têm a finalidade de orientar o fluxo de veículos, garantindo fluidez do tráfego local, evitando congestionamento e mantendo o acesso livre aos estacionamentos e a livre circulação do transporte público de passageiros, com  a presença dos agentes de trânsito, guardas metropolitanos e apoio das superintendências de Trânsito e  de Transporte, Defesa Civil, e ainda da  Polícia Militar.

A operação Lei Seca Eu Apoio, promovida pela Secretaria Municipal  de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (Smamtt), contará com  a presença da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), dos agentes de Trânsito, da Agência Estadual de Máquinas e Transportes (Agetrans), do Departamento de Trânsito (Detran – TO), Polícia Militar. A operação acontecerá na saída do Festival, com abordagens dos veículos e aplicação do teste do bafômetro.

Educação para o Trânsito

Por outro lado, uma equipe da Educação para o  Trânsito da Secretaria fará abordagens preventivas com arte-educação no circuito do evento,  com “adesivaço” nos veículos e ações alusivas à ilustração dos perigos da velocidade em excesso  e à alcoolemia.  A temática “Velocidade excessiva mata” será difundida por meio do  uso de busdoor nos ônibus, balões no circuito,  banners e outdoor  em avenidas estratégicas, e ao longo da rodovia TO-030.

“A ideia é proporcionar segurança, conscientizar os condutores sobre os riscos de se misturar álcool e direção, e por fim, coibir tal prática”, reforça o titular da Smamtt, Christian Zini. (Secom Palmas)