Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Imagem ilustrativa/Da web

Foto: Imagem ilustrativa/Da web

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, participa nesta terça-feira, 26, da inauguração do sistema de energia solar fotovoltaico da empresa Industec, indústria especializada em artefatos de concreto. O evento acontece às 16 horas, na sede da empresa, na quadra 1012 Sul, alameda 04.

O sistema de energia solar fotovoltaico, também chamado de sistema de energia solar ou, ainda, sistema fotovoltaico, é um sistema capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar. Implantado pela empresa Enerta Energia Solar, de geração de 21 KW (quilowatts) é composto por 87 painéis de 240 W (watts) e 04 inversores de potência, conforme destaca o diretor Executivo de Vendas da empresa, Tony Lamenha. “A Industec é a primeira indústria do Brasil com um sistema totalmente fotovoltaico”

“No período noturno a empresa poderá utilizar a energia da rede, porém de acordo com a nova normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica, há a possibilidade de compensação, já que a indústria irá gerar energia. O custo benefício é muito bom, já que o sistema possui uma durabilidade de 30 anos”, destaca Lamenha.

Além da economia de eletricidade, o sistema ainda possibilita a geração de energia limpa. “É um sistema muito adequado às condições climáticas de Palmas, além de ser adequado a qualquer tipo de empresa, seja grande ou de menor porte”, destacou o diretor.

Para o prefeito Carlos Amastha, o modelo fotovoltaico pode ser utilizado no sistema de transporte público Buss Rapid Transit (BRT) que será implantado na Capital. “Nosso objetivo sempre foi utilizar energia limpa no BRT, desde as estações até mesmo nos veículos que serão utilizados. O sistema fotovoltaico se adapta bem à nossa realidade e pode ser uma alternativa viável”, pontuou. (Secom Palmas)