Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Coletivo Cartográfico apresenta em Palmas nesta sexta-feira, 29, e amanhã, o espetáculo de dança contemporânea “Instruções para o Colapso”. A apresentação acontece no dia 29 de agosto, às 16h30, na Praça dos Girassóis e no dia 30 de agosto, às 9h, na Praça da Matriz, em Taquaralto. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013 e compõe a programação do Convergência 2014. 

Instruções para o Colapso é um trabalho itinerante de dança criado na e para a rua, em interface com a linguagem da performance. No espetáculo, o cotidiano movediço das grandes cidades é experiência na carne, a partir do choque do corpo no asfalto. Trata-se de uma investigação das relações de transformação, demolição, violência e construção insistentemente tecidas na malha urbana, exigindo dos corpos disposição ao colapso.

Neste projeto o Coletivo Cartográfico, fundado em 2011 pelas artistas Carolina Nóbrega, Fabiane Carneiro e Mônica Lopes, explora a impossível estabilidade de um corpo, do corpo que vive a experiência urbana, que tenta e não consegue definir uma identidade. Procura-se estabelecer uma ilusão de estabilidade, uma situação de descanso e compreensão que imediatamente é desfeita e o corpo é obrigado a se demolir e se readaptar a novas situações de existência. 

Convergência 2014

Convergência é uma ação da área de cultura do Sesc Tocantins, que oportuniza ao público ter contato e conhecer a arte da performance. Além de convergir a produção nacional com a local, promovendo o encontro entre performers de diferentes locais, propiciando a troca de saberes e experiências. 

O evento acontece entre os dias 29 e 31 de agosto no Centro de Atividades do Sesc Palmas e conta com apresentações performáticas de 21 artistas. A programação completa pode ser conferida no link http://issuu.com/sesc-totocantins/docs/livreto_-_convergencia.