Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

A ampliação do circuito para as duas praças do Distrito, atrações nacionais em todas as noites e cozinha show foram algumas das inovações que garantiram a aprovação dos participantes, palmenses e visitantes na 8ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu, encerrado neste domingo, 31. Nos cinco dias de evento, o Distrito recebeu quase 80 mil pessoas, sem o registro de nenhuma ocorrência policial, além de haver a preocupação com a limpeza, a logística do transporte e a programação cultural.

Para o prefeito Carlos Amastha, o evento foi um sucesso não só de público, mas de organização. “Todas as pastas envolvidas na realização do Festival estão de parabéns. Fizeram bonito e tenho certeza que ano que vem será melhor ainda. Isso mostra que estamos no caminho certo, que Taquaruçu tem um potencial fantástico e nossa gastronomia merece ser valorizada”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), pasta responsável pela organização do evento, Cristiano Rodrigues, o Festival superou todas as expectativas. “Apostamos na ampliação do evento em diversas áreas e o resultado foi positivo. A comunidade se envolveu, colaborou cedendo suas casas para estacionamento, incentivamos o turismo, as pousadas ficaram lotadas, movimentando a renda no Distrito”, pontuou.

Rodrigues frisou que o envolvimento das outras pastas da Prefeitura foi fundamental para este resultado. “Quero agradecer o empenho da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Secretaria de Segurança e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. E dos parceiros Abrasel, Sebrae, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros”, finalizou.

Transporte e Segurança

Nesta edição, a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte desenvolveu um sistema de transporte com o objetivo de evitar congestionamentos, disponibilizando estacionamentos no Ginásio Ayrton Senna e no portal de entrada do Distrito e transporte coletivo gratuito até o circuito gastronômico. “Os participantes receberam bem essa proposta, que foi um projeto piloto para grandes eventos em Taquaruçu. Resolvemos o problema de congestionamento que teve na edição anterior”, avaliou o secretário Christian Zini.

Christian lembra que além dos dois estacionamentos, a comunidade local de Taquaruçu abriu suas garagens para que o pessoal pudesse estacionar. “Além disso, organizamos estacionamento dentro do Distrito em algumas ruas, bem sinalizadas e iluminadas e com segurança”, ressaltou.

Segundo o secretário de Segurança e Defesa Civil, Francisco Viana, não houve ocorrências policiais durante os cinco dias de evento. “Não teve registro de nenhum furto ou ato de violência, pois qualquer atitude suspeita foi coibida imediatamente”, ressaltou Viana, lembrando que um total de 40 homens em guardas metropolitanos e policiais militares estavam à frente dos serviços.

Tudo perfeito

O empresário Leonardo Assunção, representante do Grupo Hot, participou com a “Casa do Vinho”, na Praça Joaquim Maracaípe, e disse que foi muito válido. “Acho que o investimento da iniciativa privada no evento engrandece-o enquanto credibilidade, e é uma prova de que o Festival está dando certo e que tende a ser ainda mais ampliado. Ano que vem estarei novamente”, disse.

A empresa Ecotrilha de Taquaruçu também esteve presente no evento e o proprietário André Almeida avaliou sua participação no evento como “tudo perfeito”. Ele contou que em todos os dias do Festival  fechou pacotes turísticos no Distrito e ainda garantiu outros para o feriado de 07 de setembro. (Secom Palmas)