Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Mais seis curtas metragens sobre a história de Porto Nacional serão exibidos nesta quinta-feira, 4, no CineSesc Palmas. A entrada é gratuita e a sessão começa às 20h. Os filmes tratam das memórias dos moradores portuenses sobre sua cidade e fazem parte da terceira temporada do Projeto 21 – um diálogo com o cinema.

Nesta temporada, ficam em cartaz os curtas Tambores do Tocantins, Reminiscências, Artistas, No escurinho do cinema, Longe dos olhos - perto do coração e A Praia. O objetivo do projeto é fazer uma viagem ao patrimônio imaterial da cidade de Porto Nacional, por meio de um mosaico de memórias, além de resgatar a memória portuense, preservando para as gerações futuras a história e o legado de seu povo. 

Com direção, produção e roteiro de João Luiz Neiva, as obras contam com edição e fotografia de Carlos Franco, Still (making of) de Dellena Batista e designer de Luiz Fernando Silva. Confira trechos da sinopse de cada curta:

Tambores do Tocantins

Tudo começou em abril de 1992, quando o músico percussionista Márcio Bello, criador e coordenador do projeto teve o primeiro contato com as manifestações tradicionais do Tocantins.

Reminiscências

Recordações do passado. Dom Alano, segundo Bispo de Porto Nacional. Clubes e atletas portuenses. Porto que era real, passou a imperial, hoje é Nacional. O que se mantém na memória.

Artistas

Jovens talentos e suas produções autorais. Uma nova geração de artistas portuenses surgindo no cenário musical da cidade.

No escurinho do cinema

Entre os anos 50 e 80 do século passado os portuenses conviveram com a sétima arte. O ciclo exibidor começou no Cine Tocantins, passando pelo Cine Rios e terminou com o Cine Santa Mônica.

Longe dos olhos, perto do coração

O estímulo foi do avô, tocador de Rabeca. Fez a sua de buriti e tocou. Não parou mais e hoje produz, violino, viola e violoncelo.

A praia

Todos os anos durante os meses de maio a setembro o Rio Tocantins ofertava para os portuenses belas praias ao longo de seu leito.