Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Aconteceu no último domingo, 31/08, em Belo Horizonte/MG, a abertura oficial da 8ª Olimpíada do Conhecimento,  maior competição de Educação Profissional das Américas. O evento é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), co-realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

A competição acontece de 3 a 7 de setembro no Expominas e conta com a participação de 22 competidores tocantinenses. Destes, 19 do Senai Tocantins, dois do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFTO) e uma competidora do Senac Tocantins.

“A expectativa é que  o evento proporcione a esses jovens uma experiência profissional para que eles encontrem o seu espaço  no mercado de trabalho. Além disso, a competição promove o diálogo, interação entre as delegações e a autossuperação. Esperamos que seja uma oportunidade transformadora na vida deles”, afirma o diretor regional do Senai Tocantins, Carlos de Assis.

A abertura oficial aconteceu na Arena Vivo do Minas Tênis Clube e  foi comandada pelo apresentador de TV e embaixador da Olimpíada, Luciano Huck, contando com a participação do presidente do Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga e com apresentação cultural do Grupo de Dança Sesiminas.

Para o competidor Fernando Pereira, da Ocupação T.I  - Solução em Software, a Olimpíada do Conhecimento é uma grande oportunidade. “Estou um pouco ansioso. Agora e a hora de colocar tudo o que aprendi em prática. Tenho certeza que sairei daqui um profissional melhor”, disse durante a preparação nesta terça, 02/09.

O Tocantins concorre em 20 ocupações profissionais, entre elas Soldagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Construção em Alvenaria, Mecânica de Automóveis e Pintura Decorativa. As provas começam na quarta, 03/09, e seguem até o próximo sábado, 06/09.

Olimpíada do Conhecimento

Os vencedores da Olimpíada do Conhecimento elevam seus estados ao pódio e ao topo do ranking brasileiro de formação profissional e tecnológica. Além de medalhas de ouro, prata e bronze, os primeiros colocados ganham certificado de excelência e devem representar o Brasil no WorldSkills Competition, competição internacional de Educação Profissional.