Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, apresentará o Sistema de Estacionamento Rotativo Pago, em Palmas, durante encontro com moradores do Taquari, representantes da Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (Smatt),  Infosolo Informática Ltda.,  na próxima terça-feira, 09, na Feira Coberta de Taquari, com início às 09 horas.  “Entendemos que a participação da sociedade é essencial neste momento”, disse o prefeito Amastha, ao lembrar que contrato para sua instalação definitiva foi assinado no final do mês de agosto e que a primeira fase deverá ser implantada em 120 dias. 

Para o encontro, segundo o secretário da Smatt, Christian Zini, também foram convidados representantes do Conselho de Trânsito e Transportes, Ministério Público, Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep), Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), empresários da Avenida JK, dentre outros. “Vamos apresentar como irá funcionar, como será a implantação, visando uma melhor adaptação do usuário ao sistema”, explicou o Secretário, pontuando que a reunião faz parte do cronograma de ações que deve ser executado antes do sistema entrar em funcionamento.

 O sistema

Inicialmente, o sistema funcionará com 5.500 vagas na região central da cidade de segunda a sexta-feira em horário comercial, das 08 às 18 horas. Aos sábados, das 08 às 13 horas. Domingos e feriados não haverá cobrança. Em datas comemorativas, o horário será diferenciado acompanhando o funcionamento do comércio até a hora máxima de 22 horas, com exceção de eventos noturnos ou em operações especiais. 

O tempo de permanência do veículo na vaga se limitará a duas horas na zona azul, que abrange a Avenida JK (entre avenidas NS- 02 e 04) e as paralelas NE-01, na Quadra 104 Norte e SE-01, na Quadra 104 Sul. As demais vias que compreendem essas duas quadras serão denominadas zona verde e terão tempo máximo de permanência de quatro horas. Após esse período, o condutor ficará obrigado a liberar a vaga.