Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Juliano Ribeiro 650 estudantes da rede estadual participaram do desfile de 7 de setembro 650 estudantes da rede estadual participaram do desfile de 7 de setembro

A data que celebra a Independência do Brasil foi comemorada em Palmas com desfile cívico-militar na Avenida Tocantins, em Taquaralto, neste domingo, 7. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), reuniu cerca de 1,4 mil estudantes da rede pública de ensino e mais de 700 militares do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (Marinha), 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, e Guarda Metropolitana. Milhares de pessoas prestigiaram o desfile na região sul da capital.

Estudantes de cinco escolas da rede estadual participaram do desfile. Para a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, as unidades escolares deram exemplo de comprometimento e civismo durante as apresentações. "Isso é resultado do envolvimento dos alunos e professores, do trabalho desenvolvido nas escolas e que colabora para a formação cívica dos nossos alunos”, ressaltou.

Durante a passagem dos estudantes, o vice-governador do Estado, Tom Lyra, também ressaltou a participação dos alunos, assim como dos militares e da população que prestigiou o desfile. “As comemorações pela pátria resgatam a capacidade de entendermos o significado de amor pelo País. Um é um ato de civismo muito importante”, frisou.

Escolas na avenida

Entre as escolas da rede estadual, o Centro de Ensino Médio (CEM) de Taquaralto foi o primeiro a desfilar na Avenida Tocantins. Ao som da Fanfarra Welliton Beserra Borges, os estudantes abordaram o tema "Esporte e Cultura". À frente do pelotão da escola, a estudante Kathellyn Ribeiro Araújo levou a bandeira do Brasil. Participando pela primeira vez do momento cívico, ela ressaltou a honra de ser porta bandeira neste 7 de setembro. "Fiquei orgulhosa em levar a bandeira, que é um manto sagrado para a gente", disse a aluna do 1° ano.

Já o CEM Santa Rita de Cássia apresentou o tema "Educação por Projetos" e desfilou ao som da Fanfarra Gabriel Marques Siqueira Campos. Carlos Eduardo Nogueira Santos e Stella de Jesus Santana guiaram o grupo musical pela avenida. Para os estudantes, responsabilidade e alegria resumiram a chance de serem Porta Estandarte e Mor da escola. "A gente tem amor pelo o que faz e o desfile é uma forma de homenagear a pátria", disse Stella. De acordo com Carlos Eduardo foram seis meses de ensaio para puxar a fanfarra e o desfile é a culminância de todo o esforço em sala de aula. "Quando a gente para na frente da tribuna de honra é quando a gente mostra a nossa cara, a nossa raça. A gente toca com o coração", afirmou.

Também passaram pela avenida o Colégio Estadual São José, que desfilou com o tema "Mais Educação nas Escolas", acompanhado da fanfarra Explosão Instrumental; a Escola Estadual Liberdade, que abordou o tema "Racismo não! Diferente na cor e igual no coração"; e o Colégio da Polícia Militar, comemorando os cinco anos da instituição de ensino.

Aluno do CPM, Fernando Gabriel Rodrigues Almeida, aluno do 2° ano do ensino médio, foi um dos 150 estudantes da unidade escolar a desfilar. Participando pela terceira vez do evento, ele ressaltou a importância de comemorar o Dia da Pátria. "Nossa escola está representando a independência do Brasil e esse momento é um marco para o nosso país, que abriu as portas para a população brasileira ter voz no mundo", ressaltou o guarda bandeira da escola.

O público prestigiou

Milhares de pessoas foram assistir ao desfile de 7 de setembro.  A operadora de telemarketing, Kátia Lúcia Souza, levou o filho Luis Arthur, de quatro anos. Para ela, participar do momento cívico é uma forma de incentivar o patriotismo nas crianças. "Ele nunca tinha vindo, mas acho importante manter a tradição, não deixar morrer essa demonstração de respeito à pátria", frisou.

Já Vanessa Gomes Ferreira foi conferir a participação da filha Andressa na fanfarra do Colégio Estadual São José. "Fiquei orgulhosa por ela se interessar e dar esse exemplo de patriotismo", afirmou.

Participação

Além do vice-governador Tom Lyra e da secretária Adriana Aguiar, prestigiaram o desfile o prefeito de Palmas, Carlos Amastha; o secretário de Estado da Segurança Pública, José Eliu de Andrada Jurubeba; o comandante da Polícia Militar, Cel. Luis Cláudio Benício; o comandante do Corpo de Bombeiros, Cel.Erli Lemes; a presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, Adriana Ramos; o Capitão de Corveta da Marinha, Nonato Jorge Ferreira; o comandante do 22 ° Batalhão de Infantaria do Exército, Cel. Roberto Adriano Dorneles; e os diretores regionais de Ensino de Palmas, Adolfo Bezerra, e de Araguaína, José da Guia.

Neste 7 de Setembro, a secretária Adriana Aguiar também participou do desfile em Gurupi, região Sul do Estado. Em Gurupi, como em outras cidades no interior do Estado, as celebrações cívico-militares pela Independência do Brasil foram realizadas pela manhã. (Ascom Seduc)