Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Eliminar o uso inadequado de vagas públicas, de estacionamentos irregulares, veículos parados sobre a calçada atrapalhando ou até mesmo impedindo a passagem dos pedestres. Estes são os principais objetivos do Sistema de Estacionamento Rotativo Pago, em Palmas, apresentando na manhã desta terça-feira, 09, em encontro na Feira Coberta do Taquari. O evento contou com a presença do prefeito Carlos Amastha, moradores do Taquari, representantes da Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (Smamtt), Infosolo Informática Ltda., além de representantes do Conselho de Trânsito e Transportes, Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep), Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), empresários da Avenida JK, dentre outros.

Antes da apresentação por parte da empresa responsável pela implantação do sistema, o prefeito Carlos Amastha falou dos benefícios que o estacionamento rotativo trará para a Capital, a exemplo da revitalização das calçadas com toda a acessibilidade necessária aos usuários, além de ser fundamental para o comércio, pois as vagas não serão ocupadas permanentemente por carros de pessoas que trabalham próximas aos estacionamentos. “Não existe comércio sem estacionamento, e o sistema irá permitir que os clientes tenham onde estacionar, o que não está sendo possível no momento”, explicou o prefeito.

O secretário da Smamtt, Christian Zini, também falou sobre o sistema e disse que foram licitadas 10 mil vagas, mas que inicialmente, o sistema funcionará com 5.500 vagas na região central da cidade. “Começaremos a sinalização da JK em 15 dias e em outubro faremos um período de adaptação”, explicou.

Os estacionamentos serão implantados nas quadras 104 Sul e 104 Norte, entre as Avenidas NS-2 e NS 4 e Avenidas LO-1 e LO-2, das referidas quadras, incluindo-se as Ruas NE-4 e SE-4 e bolsões da Avenida JK e bolsões das Avenidas LO-1 e Avenidas Lo-2.

O secretário informou que o estacionamento rotativo funcionará de segunda a sexta-feira em horário comercial, das 08 às 18 horas. Aos sábados, das 08 às 13 horas. Domingos e feriados não haverá cobrança. Em datas comemorativas, o horário será diferenciado acompanhando o funcionamento do comércio até a hora máxima de 22 horas, com exceção de eventos noturnos ou em operações especiais.

Zini lembrou que para a implantação definitiva do Estacionamento Rotativo Pago a empresa deverá cumprir um cronograma de execução, com apresentações para todos os segmentos da sociedade.

Durante a apresentação, foi explicado que o sistema contará com um agente de estacionamento a cada 200 vagas para informar como funciona a Zona Azul e Zona Verde.

O Sistema de Estacionamento Rotativo Pago será disponibilizado em um aplicativo, que possibilitará ao usuário garantir o uso do estacionamento através de dispositivo móvel, telefone celular por SMS ou aplicativo de smartphone, QR Code, URA. Para quem não possuir os mesmos, a compra poderá ser feita também diretamente em pontos de venda credenciados ou diretamente com os agentes de estacionamento a serem disponibilizados pela concessionária.

Foi explicado ainda que a utilização das vagas por contêineres deverá ser agendada antecipadamente pela empresa locatária dos contêineres junto à concessionária. A tarifação será conforme o tempo de uso e o valor cobrado equivale a duas vezes a tarifa do automóvel. (Secom Palmas)