Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar), coordenado pelo Presidente do Sistema Faet/Senar, Edmar Corrêa Oliveira, realizou no sábado, 06, em Dueré o Programa Útero é Vida, que realiza gratuitamente os exames que identifica o câncer no colo do Útero, o Papanicolau, e o exame de próstata, PSA. Ao todo foram atendidas 183 pessoas no município.

A ação aconteceu pela primeira vez na cidade, e a quantidade de homens dez vezes mais que o número de mulheres, chamou a atenção da diretora do Posto de Saúde Luiza Pinheiro Barros, local onde foram feitos os atendimentos, “Estou impressionada, hoje antes das 6 horas da manhã já haviam vários homens aguardando na fila, podemos observar que eles estão realmente preocupados em se prevenir, coisa que não acontecia há alguns anos atrás”, comemora Dávile Monteiro.

O Produtor Rural Antônio Pereira Oliveira de 50 anos foi o primeiro a chegar ao local e disse não descuidar da saúde, toda vez que tem a oportunidade faz questão de se prevenir, “Essa já é a quinta vez que faço o exame, depois que perdi meu pai vítima do câncer de próstata, não descuidei mais, se meu velho estivesse descoberto a tempo talvez estivesse aqui hoje”, relatou o produtor emocionado. Já o aposentado Gilberto Cavalcante 44 anos, conta que essa é a primeira vez que realiza o exame, “Eu ainda não tinha me atentado para a gravidade do problema, sempre ia adiando, mas dessa vez minha esposa não me deixou escapar, e de agora pra frente prometo não descuidar mais”, disse Cavalcante.

Para a Presidente do sindicato Rural Ozenira Caldeira Marques (Pretinha), o número expressivo de homens se deve a conscientização que vem sendo feita através da mídia e dos próprios agentes de saúde, “Isso demonstra que o trabalho está sendo bem feito, podemos perceber que eles estão mais conscientes em relação aos perigos da próstata”.

O Programa Útero é vida foi realizado em parceria com o sindicato rural, e a Secretaria de Saúde de Dueré. Foram realizados 167 exames de PSA, e 16 exames de Papanicolau. (Ascom Faet/Senar)